Núcleo de Acolhimento e Triagem (do paciente oncológico) do IMIP
Resumo do Projeto:
Aquisição de equipamentos de informática e imobilizado tangível para o Instituto de Oncologia do IMIP, com o objetivo de estruturar um Núcleo de Triagem para qualificar a assistência oncológica
Objetivos do Projeto:
Geral:
- Organizar o acesso ao paciente a assistência oncológica do IMIP de forma oportuna, integral e humanizada permitido a monitorização avaliação e a continuidade do cuidado através da estruturação do núcleo de triagem, acolhimento e sala de situação e monitoramento do paciente ontológico do IMIP.
Específicos:
- Ordenar e ampliar o acesso do paciente oncologico aos diversos serviços de oncologia aos diversos serviços de oncológia do IMIP oriundos do público externo e interno e a continuidade da assistência através da abertura do núcleo de acolhimento e triagem.
- Garantir o atendimento inicial do paciente oncologico em conformidade com a lei nº 12.732.
- Estabelecer processos, instrumentos que permitam a geração de indicadores confiáveis de modo a garantir a monitorização do paciente nos primeiros três meses de admissão no serviço, controle e avaliação que permitam ampliar e qualificar a assistência oncológica.
- Desenvolver politicamente de educação permanente para o acolhimento e a avaliação inicial com a equipe multidisciplinar de modo a garantir a integralidade do cuidado, estabelecendo linhas de cuidados, protocolos, mecanismo de ações/ intervenção e prioridades;
Atividades desenvolvidas no NAT ONCO
Atividades assistenciais de saúde
- Consulta de avaliação inicial do paciente oncológico (com suspeita ou com diagnóstico de câncer) pela equipe multiprofissional de saúde (médico enfermeiro, assistente social e psicólogo);
- Cada consultório atenderá por turno 12 pacientes, destacando que o paciente devera ser atendido por mais de um profissional de saúde na sua vinda.
- Média do número de pacientes esperados por turno: 48 (quarenta e oito).
Atividades educacionais
- Orientações a residentes da residência médica e multiprofissional ( aprendizagem em serviço e educação permanente).
- Orientação a familiares e pacientes sobre cuidados de saúde (de forma individualizada);
- Orientação e estudantes de graduação da área de saúde (pequenos grupos – aprendizagem em serviços);
Atividades administrativas
- Registro hospitalar do paciente,
- Marcação de consultas,
- Monitoramento dos pacientes via sistemas eletrônicos,
- Coordenação do serviço,
- Registro hospitalar de câncer