Nat onco

Núcleo de Acolhimento e Triagem (do paciente oncológico) do IMIP

Resumo do Projeto:

Aquisição de equipamentos de informática e imobilizado tangível para o Instituto de Oncologia do IMIP, com o objetivo de estruturar um Núcleo de Triagem para qualificar a assistência oncológica

Objetivos do Projeto:

Geral:
  • Organizar o acesso ao paciente a assistência oncológica do IMIP de forma oportuna, integral e humanizada permitido a monitorização avaliação e a continuidade do cuidado através da estruturação do núcleo de triagem, acolhimento e sala de situação e monitoramento do paciente ontológico do IMIP.
Específicos:
  • Ordenar e ampliar o acesso do paciente oncologico aos diversos serviços de oncologia aos diversos serviços de oncológia do IMIP oriundos do público externo e interno e a continuidade da assistência através da abertura do núcleo de acolhimento e triagem.
  • Garantir o atendimento inicial do paciente oncologico em conformidade com a lei nº 12.732.
  • Estabelecer processos, instrumentos que permitam a geração de indicadores confiáveis de modo a garantir a monitorização do paciente nos primeiros três meses de admissão no serviço, controle e avaliação que permitam ampliar e qualificar  a assistência oncológica.
  • Desenvolver politicamente de educação permanente para o acolhimento e a avaliação inicial com a equipe multidisciplinar de modo a garantir a integralidade do cuidado, estabelecendo linhas de cuidados, protocolos, mecanismo de ações/ intervenção e prioridades;

Atividades desenvolvidas no NAT ONCO

Atividades assistenciais de saúde

  • Consulta de avaliação inicial do paciente oncológico (com suspeita ou com diagnóstico de câncer) pela equipe multiprofissional de saúde (médico enfermeiro, assistente social e psicólogo);
  • Cada consultório atenderá por turno 12 pacientes, destacando que o paciente devera ser atendido por mais de um profissional de saúde na sua vinda.
  • Média do número de pacientes esperados por turno: 48 (quarenta e oito).

Atividades educacionais

  • Orientações a residentes da residência médica e multiprofissional ( aprendizagem em serviço e educação permanente).
  • Orientação a familiares e pacientes sobre cuidados de saúde (de forma individualizada);
  • Orientação e estudantes de graduação da área de saúde (pequenos grupos – aprendizagem em serviços);

Atividades administrativas

  • Registro hospitalar do paciente,
  • Marcação de consultas,
  • Monitoramento dos pacientes via sistemas eletrônicos,
  • Coordenação do serviço,
  • Registro hospitalar de câncer