Ciência em pauta no IMIP: Defesa de Tese do Doutorado em Saúde Integral aborda o papel do pediatra diante da alienação parental.

Ciência em pauta no IMIP: Defesa de Tese do Doutorado em Saúde Integral aborda o papel do pediatra diante da alienação parental.
Education concept. Students studying and brainstorming campus concept. Close up of students discussing their subject on books textbooks and writing to notebook. Seclective focus.

Ciência em pauta no IMIP: Defesa de Tese do Doutorado em Saúde Integral aborda o papel do pediatra diante da alienação parental.

Por Aracely Nóbrega
Compartilhe:

Para você que atua na área da saúde e busca aprofundar seus conhecimentos na compreensão das práticas e percepções dos profissionais no enfrentamento da alienação parental (AP), esta é uma oportunidade imperdível!

O Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Saúde Integral do IMIP convida toda a comunidade acadêmica, científica e os profissionais de saúde para a defesa pública da tese de doutorado da pesquisadora Maria Valéria de Oliveira Correia Magalhães, que analisou a Ação e a Antevisão de pediatras frente a dois casos clínicos descritivos de Alienação Parental (AP) através do referencial teórico de Paulo Freire.

Título da Tese

O PEDIATRA FRENTE À ALIENAÇÃO PARENTAL: DESENVOLVIMENTO E VALIDAÇÃO DE ROTEIRO DE VÍDEO EDUCATIVO FUNDAMENTADO NO REFERENCIAL DE PAULO FREIRE.

Data: 27 de fevereiro de 2026

Horário: 9h

Local: Sala de Defesa de Tese do IMIP – Meira Lins

Sobre a pesquisa

A Alienação Parental (AP) é um fenômeno complexo e contemporâneo, amplamente debatido nos campos jurídico e psicológico. No entanto, sua investigação sob rigor acadêmico-científico ainda é incipiente, no campo da pediatria, o tema parece pouco debatido, constituindo uma lacuna específica na produção de conhecimento necessário para fundamentar a prática profissional.

O estudo tem abordagem abrangente e interprofissional, que contempla o contexto biopsicossocial da saúde, importante para enfrentar a complexidade e desafios inerentes à AP. Na saúde, o pediatra destaca-se por acompanhar o desenvolvimento físico e emocional dos pacientes, sendo responsável pela orientação dos pais, pela segurança da criança ou adolescente e, especialmente no que se refere à identificação e à atuação diante de situações suspeitas ou que caracterizem a AP.

O impacto da pesquisa está na importância da tomada de consciência do pediatra como um sujeito ativo que pode configurar como meio de prova num processo judicial. O laudo técnico emitido pelo pediatra e o próprio pediatra foram valorizados por serem potenciais constituintes de meios de provas em processos judiciais.

Sobre os pesquisadores

A tese é orientada pela Profa. Dra. Maria Julia Gonçalves de Mello, médica intensivista pediátrica, doutora em Medicina Tropical pelo Centro de Ciências da Saúde da UFPE. Atualmente é docente pesquisadora do Programa de Pós-Graduação stricto sensu em Saúde Integral do IMIP.

O trabalho também contou com a coorientação dos (as) professores (as) doutores (as):

Profa. Dra. Karla Danielle Xavier do Bomfim, médica pediatra, atua no Ambulatório de Ensino do IMIP e na UTI Neonatal do HC/UFPE. É docente permanente do Programa de Pós-graduação Stricto Sensu – Mestrado Profissional em Cuidados Intensivos e Cuidados Paliativos associado à Residência em Saúde do IMIP.

Profa. Dra. Mônica Cristina Batista de Melo, psicóloga, mestre e doutora em Saúde Materno Infantil pelo IMIP. Atua como Psicóloga no Instituto de Medicina Integral Prof. Fernando Figueira- IMIP no Setor de Psicologia – Laboratório de Avaliação Psicológica.

Prof. Dr. Eduardo Jorge da Fonseca Lima, médico pediatra, doutorado em Saúde Materno Infantil no IMIP. Atualmente é Superintendente de Ensino, Pesquisa e Inovação do IMIP.

Prof. Dr. Leopoldo Nelson Barbosa Fernandes, psicólogo, Pós-doutorado em ciências da Saúde pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Docente da graduação e da pós-graduação e Coordenador do Mestrado Profissional em Psicologia da Faculdade Pernambucana de Saúde – FPS

A doutoranda Maria Valéria de Oliveira Correia Magalhães é psicóloga e advogada. Docente do curso de graduação de Psicologia da Faculdade Pernambucana de Saúde (FPS), docente da Pós-graduação da Faculdade Frassinetti do Recife (FAFIRE) e da Faculdade de Ciências Humanas de Olinda (FACHO). Realiza Mediação nos casos de Alienação Parental encaminhados pelo TJPE e realiza Consultoria na área de Alienação Parental.

Convite

Sua presença fortalece o debate acadêmico e enriquece o desenvolvimento da ciência voltada para as necessidades reais da população.

Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Saúde Integral – IMIP Formando pesquisadores comprometidos com a transformação social e o cuidado em saúde.

Opções de privacidade