Ciência em pauta no IMIP: Defesa de Tese do Doutorado em Saúde Integral aborda o papel do pediatra diante da alienação parental.

Ciência em pauta no IMIP: Defesa de Tese do Doutorado em Saúde Integral aborda o papel do pediatra diante da alienação parental.
Para você que atua na área da saúde e busca aprofundar seus conhecimentos na compreensão das práticas e percepções dos profissionais no enfrentamento da alienação parental (AP), esta é uma oportunidade imperdível!
O Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Saúde Integral do IMIP convida toda a comunidade acadêmica, científica e os profissionais de saúde para a defesa pública da tese de doutorado da pesquisadora Maria Valéria de Oliveira Correia Magalhães, que analisou a Ação e a Antevisão de pediatras frente a dois casos clínicos descritivos de Alienação Parental (AP) através do referencial teórico de Paulo Freire.
Título da Tese
O PEDIATRA FRENTE À ALIENAÇÃO PARENTAL: DESENVOLVIMENTO E VALIDAÇÃO DE ROTEIRO DE VÍDEO EDUCATIVO FUNDAMENTADO NO REFERENCIAL DE PAULO FREIRE.
Data: 27 de fevereiro de 2026
Horário: 9h
Local: Sala de Defesa de Tese do IMIP – Meira Lins
Sobre a pesquisa
A Alienação Parental (AP) é um fenômeno complexo e contemporâneo, amplamente debatido nos campos jurídico e psicológico. No entanto, sua investigação sob rigor acadêmico-científico ainda é incipiente, no campo da pediatria, o tema parece pouco debatido, constituindo uma lacuna específica na produção de conhecimento necessário para fundamentar a prática profissional.
O estudo tem abordagem abrangente e interprofissional, que contempla o contexto biopsicossocial da saúde, importante para enfrentar a complexidade e desafios inerentes à AP. Na saúde, o pediatra destaca-se por acompanhar o desenvolvimento físico e emocional dos pacientes, sendo responsável pela orientação dos pais, pela segurança da criança ou adolescente e, especialmente no que se refere à identificação e à atuação diante de situações suspeitas ou que caracterizem a AP.
O impacto da pesquisa está na importância da tomada de consciência do pediatra como um sujeito ativo que pode configurar como meio de prova num processo judicial. O laudo técnico emitido pelo pediatra e o próprio pediatra foram valorizados por serem potenciais constituintes de meios de provas em processos judiciais.
Sobre os pesquisadores
A tese é orientada pela Profa. Dra. Maria Julia Gonçalves de Mello, médica intensivista pediátrica, doutora em Medicina Tropical pelo Centro de Ciências da Saúde da UFPE. Atualmente é docente pesquisadora do Programa de Pós-Graduação stricto sensu em Saúde Integral do IMIP.
O trabalho também contou com a coorientação dos (as) professores (as) doutores (as):
Profa. Dra. Karla Danielle Xavier do Bomfim, médica pediatra, atua no Ambulatório de Ensino do IMIP e na UTI Neonatal do HC/UFPE. É docente permanente do Programa de Pós-graduação Stricto Sensu – Mestrado Profissional em Cuidados Intensivos e Cuidados Paliativos associado à Residência em Saúde do IMIP.
Profa. Dra. Mônica Cristina Batista de Melo, psicóloga, mestre e doutora em Saúde Materno Infantil pelo IMIP. Atua como Psicóloga no Instituto de Medicina Integral Prof. Fernando Figueira- IMIP no Setor de Psicologia – Laboratório de Avaliação Psicológica.
Prof. Dr. Eduardo Jorge da Fonseca Lima, médico pediatra, doutorado em Saúde Materno Infantil no IMIP. Atualmente é Superintendente de Ensino, Pesquisa e Inovação do IMIP.
Prof. Dr. Leopoldo Nelson Barbosa Fernandes, psicólogo, Pós-doutorado em ciências da Saúde pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Docente da graduação e da pós-graduação e Coordenador do Mestrado Profissional em Psicologia da Faculdade Pernambucana de Saúde – FPS
A doutoranda Maria Valéria de Oliveira Correia Magalhães é psicóloga e advogada. Docente do curso de graduação de Psicologia da Faculdade Pernambucana de Saúde (FPS), docente da Pós-graduação da Faculdade Frassinetti do Recife (FAFIRE) e da Faculdade de Ciências Humanas de Olinda (FACHO). Realiza Mediação nos casos de Alienação Parental encaminhados pelo TJPE e realiza Consultoria na área de Alienação Parental.
Convite
Sua presença fortalece o debate acadêmico e enriquece o desenvolvimento da ciência voltada para as necessidades reais da população.
Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Saúde Integral – IMIP Formando pesquisadores comprometidos com a transformação social e o cuidado em saúde.


