Dia de Combate ao Fumo: 85% dos casos de câncer de pulmão estão associados ao uso de derivados de cigarro
Dia de Combate ao Fumo: 85% dos casos de câncer de pulmão estão associados ao uso de derivados de cigarro
Além da campanha Agosto Branco fazer um alerta para um dos cânceres mais incidentes na população, o de pulmão, 29 de agosto marca o Dia de Combate ao Fumo. O tabaco é a principal causa desse câncer. Cerca de 85% dos casos diagnosticados está diretamente associado ao uso de derivados de cigarro.
De acordo com Instituto Nacional do Câncer – INCA, são estimados mais de 30 mil novos casos de câncer de pulmão a cada ano e quase 30 mil mortes. Acredita-se que nove de cada dez câncer de pulmão sejam decorrentes do tabaco. Ainda conforme o INCA, fumantes têm vinte vezes mais chances de ter esse tipo de câncer que não fumantes. Por isso, a importância de intensificar as campanhas antitabaco. O câncer de pulmão é potencialmente evitável em 30 a 40% dos casos.
O cirurgião torácico do IMIP, Guilherme Mendonça, diz que o mês de conscientização é um incentivo para as pessoas que desejam parar com o vício. “Isso pode ser feito com o auxílio de tratamento e desenvolvimento de práticas saudáveis, como hábitos alimentares e exercícios físicos”, afirma.
O tabagismo é uma das principais causas evitáveis de doenças e mortes em todo o mundo. Parar de fumar traz uma série de benefícios para a saúde, incluindo redução do risco de doenças cardíacas, derrames, doenças pulmonares, câncer e outros problemas de saúde relacionados ao hábito/vício.
Lembrando que parar de fumar é um processo desafiador. Portanto, o apoio contínuo, a educação e a conscientização são fundamentais para ajudar as pessoas a alcançar e manter um estilo de vida livre do tabaco.