Confira nossos cursos de graduação e programas de estágio em medicina.

Graduação

Os graduandos do IMIP contam com uma moderna sede e ampla infraestrutura. São 18 auditórios e salas de aula com capacidade para mais de 1.500 lugares.

Esta infraestrutura, além da expertise na formação de profissionais da saúde, atrai estudantes e profissionais de todo o Brasil e do exterior para aperfeiçoar os conhecimentos científicos.

Desde a fundação do IMIP, mais de 20 mil profissionais tiveram estágios nesta casa, que anualmente recebe cerca de 800 estudantes de graduação e 100 médicos residentes.

Confira abaixo os estágios oferecidos nas áreas de saúde:

  • Estágio Curricular Obrigatório Medicina - Cirurgia Geral e Cirurgia Plástica

    ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO EM CIRURGIA GERAL

    Coordenador – Cristiano de Souza Leão

    Caracterização do Estágio – Treinamento teórico e prático em cirurgia geral com ênfase nas patologias mais prevalentes. O treinamento utiliza metodologia ativa – Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP), com foco no domínio cognitivo (conhecimento), psicomotor (capacidade de desenvolver habilidades e atitudes) e afetivo-emocional (capacidade de relacionamento ético e humanístico). O estágio é organizado para que o estudante vivencie, de forma supervisionada, as áreas  da cirurgia, habilitando-o para avaliação, diagnóstico, tratamento e prevenção das doenças cirúrgicas do adulto. O treinamento inclui atividade teórica diariamente nas reuniões, visita à enfermaria, ambulatório, bloco cirúrgico, endoscopia e anestesia.

    ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO EM CIRURGIA PLÁSTICA

    Coordenador – Dr. André Luiz Coutinho

    Caracterização do estágio – Treinamento teórico e prático nos diversos setores da Cirurgia Plástica (Enfermarias e Ambulatórios de Cirurgia Plástica Geral e sub-especialidades: má formações congênitas craniofaciais; reconstrução de mama; microcirurgia e cirurgia de cabeça e pescoço. Cirurgias a serem realizadas no Bloco Cirúrgico do IMIP, do Oscar Coutinho, Hosp. Pedro II e no Bloco de cirurgias ambulatoriais), sob supervisão médica especializada, visando habilitar o aluno para avaliação, diagnóstico, tratamento e prevenção das doenças prevalentes na população e que necessitam de Cirurgia Plástica para seu tratamento.

    * Vagas – Para informações sobre o número de vagas e carga horária entrar em contato com a secretaria da graduação.

  • Estágio Curricular Obrigatório Medicina - Cirurgia Pediátrica e Pediatria

    ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO EM CIRURGIA PEDIÁTRICA

    Coordenadora: Dra. Luciana Santana Lima

    Caracterização do Estágio: Treinamento teórico prático em serviço em diversos setores da Cirurgia Pediátrica Enfermaria de Cirurgia Pediátrica, Emergência Pediátrica e Ambulatório de Cirurgia Pediátrica e reuniões clínicas com especialidades Radiologia, Nefrologia, Oncologia, Gastroenterologia, Endocrinologia, sob supervisão médica especializada, visando habilitar o aluno para avaliação, diagnóstico, tratamento e prevenção das doenças cirúrgicas prevalentes na população pediátrica.

    ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO EM PEDIATRIA

    Coordenadora – Mônica Coentro

    Caracterização do Estágio – Treinamento teórico prático, baseado em metodologias ativas de aprendizagem, em diferentes cenários de prática do serviço de Pediatria (enfermarias de pediatria geral, neonatologia – alojamento conjunto e sala de parto, emergência pediátrica e ambulatórios de pediatria), sob supervisão médica especializada, visando capacitar o estudante para avaliação, diagnóstico, tratamento e prevenção das doenças mais prevalentes na população pediátrica, bem como promover o desenvolvimento de habilidades e atitudes ao acompanhamento do paciente pediátrico.

    * Vagas – Para informações sobre o número de vagas e carga horária entrar em contato com a secretaria da graduação.

  • Estágio Curricular Obrigatório Medicina - Clínica Médica

    ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO EM CLÍNICA MÉDICA

    Coordenador – Filipe Correia Portella

    Caracterização do Estágio – Treinamento teórico prático em serviço na área de clínica médica utilizando metodologia de ensino baseada nos princípios da aprendizagem ativa – ABP com foco no domínio cognitivo (conhecimento), psicomotor (capacidade de desenvolver habilidades e atitudes) e afetivo-emocional (capacidade de relacionamento ético e humanístico).

     

    * Vagas – Para informações sobre o número de vagas e carga horária entrar em contato com a secretaria da graduação.

  • Estágio Curricular Obrigatório Medicina - Radiologia/Diagnóstico Por Imagem

    ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO EM RADIOLOGIA/DIAGNÓSTICO POR IMAGEM

    Coordenador – Dr. Filipe Aragão Felix

    Caracterização do Estágio – Treinamento teórico/prático no setor de Radiologia Convencional, sob supervisão médica especializada visando habilitar o aluno para ter noções básicas sobre exames de Radiologia Geral, ter contato com os pacientes (coletando dados, história da doença, antes da realização de Tomografia Computadorizada / supervisionado por Residentes do 1° ano). Participação em seminários, reuniões clínicas, observação e discussão nos laudos do Setor de Radiologia.

  • Estágio Curricular Obrigatório Medicina - Tocoginecologia

    ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO EM TOCOGINECOLOGIA

    Coordenadora – Claudia Viana Henriques

    Caracterização do Estágio – Treinamento teórico prático em serviço na área de tocoginecologia (enfermarias de ginecologia, gestação de alto risco e puerpério, triagem obstétrica, sala de parto, ambulatórios geral e de especialidades e UTI obstétrica), sob supervisão médica especializada, visando oferecer treinamento para a promoção da saúde da mulher, diagnóstico e conduta adequada nos casos de doenças.

    * Vagas – Para informações sobre o número de vagas e carga horária entrar em contato com a secretaria da graduação.

  • Graduação em Enfermagem

    GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM – ESTÁGIOS CURRICULARES OBRIGATÓRIOS

    Coordenadoras: Maria Ines Bezerra de Melo e Maria Celina Matias Rocha

    Caracterização do Estágio – Treinamento em serviço contínuo, sob supervisão, através da atuação do acadêmico nos cenários de prática (hospitalar e ambulatorial), assim como realização de atividades teóricas, sob supervisão – Estudo de Caso, o estágio em enfermagem aborda o desenvolvimento de habilidades e competências de acordo com objetivos previamente traçados, frente à assistência sistematizada de enfermagem à saúde da mulher, da criança, do adulto e do idoso nos serviços de atenção primária, secundária e terciária, com base na semiologia e semiotécnica de enfermagem. Proporciona o desenvolvimento da assistência individualizada, integral e holística, além de dar subsídios para nortear pesquisas cientificas.

  • Graduação em Farmácia

    GRADUAÇÃO EM FARMÁCIA – ESTÁGIOS CURRICULARES OBRIGATÓRIOS

    Coordenadora: Ítala Morgânia Farias da Nóbrega

    Caracterização do Estágio – O estágio compreende atividades teóricas e práticas que possibilitam aos estudantes de farmácia aprimorar os conhecimentos obtidos no processo ensino-aprendizagem. O desenvolvimento dos estágios ocorre sob supervisão do preceptor, de forma contínua, caracterizando-se como momento de ação/reflexão/ação das aplicações práticas dos conhecimentos obtidos por meio do ensino, da pesquisa e atividades de extensão. Aborda o desenvolvimento de competências frente à assistência farmacêutica hospitalar de criança, saúde da mulher, do adulto e do idoso proporcionando o desenvolvimento das habilidades e competências do estudante para a assistência individualizada ao paciente e seus familiares, além de estimulá-los à iniciação científica.

  • Graduação em Fisioterapia

    GRADUAÇÃO EM FISIOTERAPIA – ESTÁGIOS CURRICULARES OBRIGATÓRIOS

    Coordenadora – Renata Carneiro Firmo

    Caracterização do Estágio – O estágio compreende atividades teóricas e práticas que possibilitam aos estudantes de fisioterapia aprimorar os conhecimentos obtidos no processo ensino-aprendizagem. O desenvolvimento dos estágios ocorre sob supervisão do preceptor, de forma contínua, caracterizando-se como momento de ação/reflexão/ação das aplicações práticas dos conhecimentos obtidos por meio do ensino, da pesquisa e atividades de extensão. Aborda o desenvolvimento de competências frente à assistência fisioterapêutica da criança, saúde da mulher, do adulto e do idoso proporcionando o desenvolvimento das habilidades e competências do estudante para a assistência individualizada ao paciente e seus familiares, além de estimulá-los a iniciação científica.

     

  • Graduação em Fonoaudiologia

    GRADUAÇÃO EM FONOAUDIOLOGIA – ESTÁGIOS CURRICULARES OBRIGATÓRIOS

    Coordenadora – Carla Baptista Vasquez Cordeiro

    Caracterização do Estágio – Estágio supervisionado em Fonoaudiologia, nas áreas de linguagem, motricidade oral, voz e audiologia. O desenvolvimento dos estágios ocorre sob supervisão do preceptor, de forma contínua, caracterizando-se como momento de ação/reflexão/ação das aplicações práticas dos conhecimentos obtidos por meio do ensino, da pesquisa e atividades de extensão. Em conformidade com a legislação vigente, o Estágio Supervisionado não estabelece qualquer vínculo empregatício entre o estudante e a instituição conveniada. Visa exclusivamente o aprimoramento teórico/prático dos estudantes.

     

     

  • Graduação em Nutrição

    GRADUAÇÃO EM NUTRIÇÃO – ESTÁGIOS CURRICULARES OBRIGATÓRIOS

    Coordenadora: Chika Wakiyama

    Caracterização do Estágio – Realizado nas áreas de Unidade de Alimentação e Nutrição (UAN) e nutrição clínica no âmbito hospitalar. O estágio possibilita ao estudante ampliar seus conhecimentos por meio do treinamento em serviço, através da observação do fluxo operacional e das rotinas do Departamento de Nutrição e/ou atuação nas atividades inerentes ao nutricionista sob supervisão de preceptoria. Nas atividades de nutrição clínica desenvolvidas pelo internamento e atividades ambulatoriais o aluno vivenciará: avaliação do estado nutricional do paciente, acompanhamento das visitas interdisciplinares, realização da prescrição dietética, evolução em prontuário, orientação dos pacientes na alta hospitalar/ambulatório, atuação em atividade de educação nutricional e de pesquisa científica. Além de, apresentação de estudos de casos clínicos, seminários, formulação de novos protocolos e orientações e participação em atividades científicas promovidas pela Instituição.

     

    * Para informações sobre o número de vagas, entrar em contato com a secretaria da graduação.

  • Graduação em Odontologia

    GRADUAÇÃO EM ODONTOLOGIA – ESTÁGIOS CURRICULARES OBRIGATÓRIOS

    Coordenadora: Veronica Maria da Rocha Kozmhinsky

    Caracterização do Estágio – Treinamento em serviço contínuo, sob supervisão, por meio da atuação do acadêmico nos cenários de prática ambulatorial, assim como realização de atividades teóricas: Seminários, Clube de Revista e Leitura Crítica de Artigos, visando a capacitação do estudante para o diagnóstico, prevenção e tratamento das doenças do Sistema Estomatognático, para melhorar conhecimentos, habilidades e atitudes necessárias ao exercício da Odontologia. Visa exclusivamente o aprimoramento teórico/prático dos estudantes.

  • Graduação em Psicologia

    GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA – ESTÁGIOS CURRICULARES OBRIGATÓRIOS

    Coordenadores: Eliane Nóbrega Albuquerque e Eduardo Falcão Felisberto da Silva

    Caracterização do Estágio –  O Estágio em Psicologia Clínica/hospitalar e no Laboratório de Avaliação Psicológica  visa proporcionar o desenvolvimento das competências, de acordo com a proposta da aprendizagem ativa. Compreende atividades teóricas e práticas e ocorre sob supervisão dos preceptores, supervisores e tutores, de forma contínua, caracterizando-se como momento de consolidação dos conhecimentos obtidos por meio do ensino, da pesquisa e atividades de extensão. Ao final do estágio, espera-se que o estagiário esteja apto a realizar levantamento de hipóteses psicodinâmicas, mostrar interesse efetivo por cada caso, planejar um projeto de intervenção terapêutica, além de desenvolver articulações teórico/clínicas necessárias ao exercício profissional do psicólogo.

     

     

     

Contato

  • Secretária Acadêmica: (81) 2122-4777
  • Secretária Acadêmica: secretariaacademica@imip.org.br
  • E-mail internato@imip.org.br
  • Horário de atendimento: 08:00 às 12:00 e 14:00 às 16:00 horas
Opções de privacidade