O IMIP foi fundado por um grupo de médicos pernambucanos liderados pelo Professor Fernando Figueira em 1960, na cidade do Recife, Brasil.

Somos uma instituição filantrópica, 100% SUS, sem fins lucrativos e contamos com um corpo clínico altamente capacitado e uma infraestrutura moderna e completa, composta por unidades de internamento, ambulatórios, laboratórios, salas de aula e centros de pesquisa. Temos parcerias com outras instituições de saúde nacionais e internacionais, o que possibilita a realização de intercâmbios e a troca de conhecimento entre os profissionais.

Desenvolvemos também diversas ações sociais e comunitárias como programas de educação em saúde, campanhas de prevenção e diagnóstico precoce de doenças, projetos de capacitação profissional e apoio a grupos vulneráveis.

Com mais de seis décadas de história, o IMIP é reconhecido nacional e internacionalmente por sua atuação na área da saúde, sendo considerado uma das principais instituições filantrópicas do país. Sua missão é promover a saúde, a educação e o desenvolvimento social de forma integral e humanizada, contribuindo para a construção de uma sociedade mais justa e solidária.

MISSÃO INSTITUCIONAL

Assistir aos usuários do sistema público de saúde, seguindo as evidências científicas, realizar pesquisas relativas à saúde e às condições socioeconômicas da população, executar programas de formação de pessoal para a área de Saúde, com uma gestão inovadora, tendo como principal objetivo das ações a manutenção do atendimento aos usuários do SUS.

VISÃO 2030

Permanecer entre as 5 maiores instituições filantrópicas do Brasil nas áreas de assistência, ensino, pesquisa e extensão, conforme dados dos MS/MEC/Capes/MC&T, com sustentabilidade financeira, compromisso socioambiental, priorizando a qualidade e segurança do usuário e ser centro colaborador da OPAS e da OMS.

INTERNACIONALIZAÇÃO

Em 2022, o IMIP criou o Comitê de Internacionalização para promover e coordenar as ações relacionadas à internacionalização da instituição. Tem como objetivo ampliar a visibilidade do IMIP no cenário internacional, gerando parcerias e colaborações com instituições estrangeiras, participando de redes internacionais de pesquisa e intercâmbio acadêmico.

Dentre as atividades desenvolvidas pelo Comitê de Internacionalização do IMIP, destacam-se a organização de eventos internacionais, o estabelecimento de convênios com instituições estrangeiras, a promoção de intercâmbios de estudantes e pesquisadores, e a participação em programas de cooperação internacional em saúde e educação.

O comitê é um órgão de caráter técnico-científico com a finalidade de propor e acompanhar a execução de uma política institucional de cooperação internacional, visando contribuir para a qualificação da assistência, do ensino, da pesquisa e da extensão, assim como apoiar a captação internacional de recursos complementares ao funcionamento do complexo de saúde do IMIP.

A cooperação internacional é uma estratégia para sua qualificação em todas as áreas e coloca em sua visão tornar-se centro colaborador da Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS).

Temos o maior número de leitos do Norte-Nordeste do Brasil

O IMIP é hoje o complexo hospitalar com o maior número de leitos do Norte-Nordeste do Brasil, com 1.147 em toda a sua estrutura hospitalar localizada no bairro dos Coelhos. Realiza cerca de 72 mil consultas e quatro mil internamentos por mês. Em 2022, realizou mais de 400 partos mensais. São mais de 3 mil alunos na graduação e 1.500 na pós-graduação.

A Instituição integra a Rede Oncológica de Pernambuco e é o único hospital habilitado no Estado como Centro de Assistência em Alta Complexidade em Oncologia (Cacon); tem o maior Centro de Transplantes do Norte e Nordeste do Brasil, além de ser referência em saúde materno infantil

Primeiro “Hospital Amigo da Criança” do Brasil, outorgado pela OMS/UNICEF/MS /Organização Mundial da Saúde/Fundo das Nações Unidas para a Infância/Ministério da Saúde – 1992.

 

imip@imip.org.br
Opções de privacidade