Em parceria com o município de Recife, apoia ações de Atenção Básica em sete comunidades.

É um processo educativo, cultural e científico que articula o ensino, a pesquisa e assistência estabelecendo uma relação transformadora entre a Instituição e a sociedade.

Visando a contínua qualificação da prestação de serviços no âmbito da Atenção Básica, o IMIP executa, em parceria com a Secretaria de Saúde do Recife (SESAU), o Projeto de Extensão Comunitária (PEC).

Há 40 anos, a cogestão realizada pelo Instituto em Unidades de Saúde da Família (USF) do município possibilita compreender a dinâmica da população assistida, proporcionando subsídios para o enfrentamento das dificuldades e contribuindo, assim, para a melhoria da saúde dos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) nas comunidades assistidas. Isso se dá por meio de ações de promoção, prevenção, atenção e reabilitação à saúde.

Na condução dos serviços de saúde, essas práticas em processos organizacionais das unidades de saúde trazem benefícios na estruturação dos serviços, proporcionados através de uma gestão compartilhada. Dessa forma, pautada em efetivos instrumentos gerenciais e educacionais, a Extensão Comunitária do IMIP tem ampliado a qualidade da assistência prestada nos serviços de saúde das USF.

Estratégia de Saúde da Família

As Equipes de Saúde da Família (ESF), que atuam nas áreas de abrangência do Programa de Extensão Comunitária, conhecem a realidade das famílias pelas quais são responsáveis, por meio de cadastramento e realizam diagnóstico de suas características sociais, demográficas e epidemiológicas; identificam os principais problemas de saúde e situações de risco; elaboram plano local para enfrentar os determinantes do processo saúde/doença; prestam assistência integral, respondendo de forma contínua e sob demanda, organizada ou espontânea, na USF, na comunidade e no domicílio, além de desenvolver ações educativas e intersetoriais para enfrentar os problemas de saúde identificados.

Agente Comunitário de Saúde

Dentre as atividades desenvolvidas, ressalta-se o papel dos Agentes Comunitários de Saúde (ACS) que compõem as ESF. Selecionados entre os moradores das áreas assistidas, o principal eixo de sua prática é a vigilância à saúde. Para isso, executam ações de promoção da saúde e prevenção de doenças direcionadas a cuidados humanizados com a saúde da família.

Capacitação em serviço

Realiza matriciamento para aprimorar o processo de trabalho com as Equipes de Saúde da Família (ESF) nas comunidades contempladas.

Monitoramento e avaliação

Com a participação de equipe técnica e profissionais que apoiam as ESF no território, realiza monitoramento e avaliação de indicadores de saúde nas Unidades de Saúde da Família (USF).

extensao.comunitaria@imip.org.br
Opções de privacidade