Atendimento especializado de crianças e adolescentes.

Centro de referência em pediatria, o IMIP conta com estrutura física e equipe capacitadas para diagnosticar e tratar casos de alta complexidade, com suporte laboratorial e de imagem. Dispõe de enfermarias de pediatria clínica e cirúrgica com atendimento interprofissional e especializado, bloco cirúrgico para realização de procedimentos como cirurgia neonatal, cardíaca, oncológica, transplante, entre outros.  

O Instituto foi o primeiro hospital do Brasil a receber o título de “Hospital Amigo da Criança”, concedido pela Organização Mundial de Saúde/UNICEF e Ministério da Saúde. Um dos primeiros a obter o certificado de Hospital de Ensino do país. O IMIP oferece serviço de Emergência Pediátrica referência em Pernambuco para o atendimento de crianças com doenças graves e de alta complexidade. 

Além disso, o IMIP é o hospital com o maior número de leitos de unidade de terapia intensiva (UTI) na área materno-infantil do Nordeste, além de unidade neonatal de alto risco, que recebe um número elevado de recém-nascidos prematuros e de baixo peso, sendo modelo de assistência no Método Canguru que permite que a mãe e o filho prematuro fiquem juntos, em contato pele a pele, 24 horas, até a alta hospitalar.

ESPECIALIDADES ATENDIDAS

O Ambulatório Pediátrico do IMIP é referência no tratamento de patologias de alta complexidade para todo o Estado, além de dispor de um ambulatório específico para acompanhamento de vítimas de violência, contando com uma equipe multidisciplinar especializada.

UNIDADES DE APOIO

Banco de Leite

Criado em 1987, o Banco de Leite Humano e Centro de Incentivo ao Aleitamento Materno do IMIP – BLH/CIAMA/IMIP, é outro centro de referência da Instituição. Tem como objetivo principal promover, proteger e apoiar o Aleitamento Materno, incentivando o aleitamento materno como alimento exclusivo até os seis primeiros meses de vida e a manutenção da amamentação por dois anos ou mais. Pesquisas, cursos, palestras, treinamentos de estudantes e profissionais de saúde, consultorias, assistência ambulatorial e hospitalar, orientação de procedimentos para tratar problemas na mama após o parto, coleta, processamento, controle de qualidade do leite humano ordenhado e distribuição fazem parte das atividades do setor. 

COMO DOAR PARA O BANCO DE LEITE 

O frasco apropriado para doação deve ser de vidro de café solúvel, com tampa plástica rosqueada. São necessários cerca de 150 frascos por dia. Devido ao processo de esterilização, os potes passam por constantes aquecimentos e resfriamentos, sofrem desgastes e precisam ser substituídos por outros. 

As doações dos frascos podem ser feitas no Banco de Leite do IMIP, localizado no térreo do Ambulatório Central.

Segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e 13h às 17h Telefones: (81) 2122-4719 ou (81) 2122-4103

CETREIM

O Centro de Tratamento de Erros Inatos do Metabolismo (CETREIM) é referência nacional para pacientes com doenças metabólicas hereditárias consideradas raras.  São doenças como mucopolissacaridoses, doença de Gaucher, doença de Fabry, doença de Pompe, glicogenoses, aminoacidopatias, entre outras.   

A equipe multiprofissional do CETREIM é formada por pediatra, nefrologista, neuropediatra, gastrohepatologista pediátrico, pneumologista pediátrico, paliativista, geneticista, enfermeira, nutricionista, psicóloga, auxiliar de enfermagem e burocrata. 

Opções de privacidade