Intercâmbio entre IMIP e Northwestern University promove troca de experiências entre instituições

Intercâmbio entre IMIP e Northwestern University promove troca de experiências entre instituições

Intercâmbio entre IMIP e Northwestern University promove troca de experiências entre instituições

Por Juliana Guerra
Compartilhe:

Profissionais da Northwestern University, universidade americana com ênfase em pesquisas de alto nível, novos conhecimentos, expressão criativa e aplicação prática, visitaram o Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira (IMIP), nesta segunda-feira (1º), através do evento “Joint Academic Meeting” (JAM), um intercâmbio institucional entre o IMIP e a instituição norte-americana. Os visitantes foram recebidos pela Presidente do IMIP, Silvia Rissin, além da Superintendente Geral, Tereza Campos, Adriana Scavuzzi, Superintendente de Atenção à Saúde, Guilherme Maia, médico Urologista, e Jailson Correia, assessor de Cooperação Internacional.

Além de uma imersão pelos espaços e funcionamento do IMIP, os profissionais ministrarão aulas sobre câncer de próstata e cirurgias avançadas do aparelho digestivo, bem como sessões práticas de simulação em modelos cirúrgicos de coledoscopia. As atividades serão realizadas, nesta terça (2) e quarta-feira (3), por Adam B Murphy (professor emérito de Pesquisa de Equidade em Saúde em Urologia e professor associado de Urologia e Medicina Preventiva (epidemiologia e prevenção do câncer) e Eric S (professor de Educação Cirúrgica Avançada e de Cirurgia Gastrointestinal).

Também participa da ação a artista multidisciplinar americana Makeba Kedem-DuBose, que utilizará os prédios do IMIP como inspiração para a produção de pinturas que serão exibidas ao final do evento.

É importante destacar que, em 2020, a Northwestern University capitaneou uma doação de materiais cirúrgicos para o IMIP no valor de R$1,5 milhões, o que ajudou o hospital a reestruturar o serviço de urologia. A universidade norte-americana está classificada em 13º lugar entre as faculdades americanas de medicina, recebendo 706 milhões de dólares em financiamento e prêmios para pesquisa em 2023, estando entre as 20 instituições americanas que mais recebem verbas para pesquisa.