Dengue em crianças: IMIP dá dicas de como identificar a doença nos pequenos

Dengue em crianças: IMIP dá dicas de como identificar a doença nos pequenos

Dengue em crianças: IMIP dá dicas de como identificar a doença nos pequenos

Por Juliana Guerra
Compartilhe:

Neste momento em que o Brasil ultrapassou 4 milhões de casos de dengue registrados em 2024 e Pernambuco confirma a terceira morte esse ano, de acordo com o Painel de Monitoramento das Arboviroses do Ministério da Saúde, é necessário que a atenção e os cuidados sejam redobrados em relação à doença. Principalmente quando se trata de crianças, já que os pequenos não têm autonomia para entender o que estão sentindo, ficando mais dependentes da percepção dos pais ou responsáveis. 

Alguns sinais que podem identificar a doença nas crianças são febre alta, manchas vermelhas na pele, dores musculares e nas articulações e dor de cabeça. No caso de crianças menores, é necessário ficar atento ao choro intenso e irritabilidade, pois são alertas que podem demonstrar dor e incômodo nos que ainda não conseguem falar. 

Tereza Rebeca, Coordenadora de Pediatria do IMIP, chamou a atenção para os sinais de alerta. “Se aparecerem dores abdominais, vômitos persistentes, edemas, sangramento ou irritabilidade importante, é necessário que essa criança seja encaminhada para uma unidade de saúde”, reforçou. 

Após a confirmação do diagnóstico, é necessária a ingestão de bastante líquido para hidratação, analgésicos e antitérmicos, como paracetamol ou dipirona, quando necessário, repouso e alimentação saudável. “É importante destacar que anti-inflamatórios salicilatos, como é o caso dos AAS, não devem ser tomados em caso de dengue”, acrescentou a médica pediatra. 

Transmitida pelo mosquito Aedes aegypti, a dengue afeta pessoas de todas as idades. Alguns cuidados, como evitar água parada e vedar caixas d’água, além de reforçar o uso de repelentes, são essenciais para dificultar a proliferação do causador da doença. 

Vacinação

O Brasil é o primeiro país do mundo a oferecer vacina contra a dengue no sistema público de saúde, tendo o imunizante sido aprovado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). A aplicação das doses iniciou no mês de fevereiro deste ano e o Recife, atualmente, vacina crianças e adolescentes entre 10 e 14 anos.