IMIP traz alerta sobre o risco de queimaduras em época de Festa Junina

IMIP traz alerta sobre o risco de queimaduras em época de Festa Junina
Foto: Freepik

IMIP traz alerta sobre o risco de queimaduras em época de Festa Junina

Por Natália Santos
Compartilhe:

Com a chegada das festas juninas, o alerta para o perigo das queimaduras está sempre ligado. Neste Junho Laranja, o Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira (IMIP) aproveita a oportunidade para conscientizar a população sobre os riscos de acidentes com queimaduras e os traumas que elas podem causar. 

O Ministério da Saúde destaca que, embora sejam mais lembradas especialmente nesta época, as queimaduras ocorrem durante todo o ano. Dados do ano passado da Sociedade Brasileira de Queimaduras (SBQ) indicam que, no Brasil, é registrado anualmente cerca de 1 milhão de pessoas com queimaduras, das quais 100 mil procuram atendimento médico. As crianças e idosos são a parcela da população mais vulnerável. A maioria dos acidentes (70%) ocorre dentro de casa.

Por isso é tão importante redobrar o cuidado na hora de manusear fogos de artifícios ou acender as tradicionais fogueiras. A Sociedade Brasileira de Cirurgia da Mão (SBCM) chama a atenção para o fato de que, no mês em que ocorrem as festas juninas, a incidência de acidentes com queimaduras tem grande destaque. 

“O mais importante é a prevenção. Apenas solte fogos de artifício em locais abertos e longe das pessoas, mantenha-os longe de líquidos inflamáveis e de crianças. Se mesmo com os cuidados um acidente ocorrer, é necessário manter a calma e lavar o ferimento com água corrente em temperatura ambiente, de forma abundante, cobrir a área com um pano úmido e procurar atendimento médico”, explicou o cirurgião plástico do IMIP, Daniel Dias. O médico aconselha ainda para o que não se deve fazer em caso de lesão: “Não utilize água gelada, gelo, ou substâncias como manteiga, pasta de dente, clara de ovo ou borra de café”, alertou. 

É necessário reforçar que uma queimadura pode ter vários graus, saindo de um quadro mais simples de ser tratado para algo que merece um tratamento mais específico e demorado. “Em casos de queimaduras extensas, ou que acometam áreas como o rosto, genitália, extremidades ou queimaduras em crianças, é imprescindível procurar o centro especializado de queimados em Pernambuco, no Hospital da Restauração”, complementou o médico.