IMIP sedia Oficina do Programa Útero é Vida sobre avaliação e governança

IMIP sedia Oficina do Programa Útero é Vida sobre avaliação e governança

IMIP sedia Oficina do Programa Útero é Vida sobre avaliação e governança

Por Juliana Guerra
Compartilhe:

O IMIP sediou, no dia 27 de junho, a Oficina sobre avaliação e governança do Programa Útero é Vida, em parceria com o Ministério da Saúde do Brasil e a Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) para fortalecer a cooperação e impulsionar a ampliação do Programa.

Essa atuação parte de três perspectivas: o aprimoramento da Linha de Cuidado do Câncer de Colo do Útero, a expansão da vacinação contra o HPV, e a estruturação para o rastreamento organizado das mulheres com o desenvolvimento de um teste nacional para detecção de HPV por PCR. O teste em questão é a validação do teste IBMP Biomol HPV Alto Risco.

O teste molecular é produzido nacionalmente pelo Instituto de Biologia Molecular do Paraná (IBMP), com apoio do governo de Pernambuco. Em 2023, foi validado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) e traz autonomia para produção e distribuição do teste, de plataforma aberta e com baixo custo para apoio à incorporação tecnológica e à instauração do rastreamento organizado no SUS.

 “A experiência de Pernambuco é muito importante e contribui para mostrar que é possível eliminar o câncer de colo de útero e garantir o acesso a prevenção, diagnóstico e tratamento com eficiência”, disse a oncologista do IMIP, Dra. Jurema Teles, coordenadora do Programa Útero é Vida.