Voluntariado do IMIP completa 25 anos levando alegria e esperança aos pacientes 

Voluntariado do IMIP completa 25 anos levando alegria e esperança aos pacientes 

Voluntariado do IMIP completa 25 anos levando alegria e esperança aos pacientes 

Por Natália Santos
Compartilhe:

Movidos pelo senso de responsabilidade social e desejo de ajudar o próximo, os voluntários do IMIP têm dedicado seu tempo e habilidades ao bem comum. Neste dia 13 de setembro são comemorados os 25 anos de fundação do voluntariado, celebrando um legado de solidariedade e compromisso com a comunidade imipiana.

Conhecidos como “Anjos Dourados”, expressão carinhosa que faz alusão à cor amarela das batas utilizadas pelos integrantes, os 250 voluntários atuam em 25 setores do Complexo Hospitalar do IMIP (ambulatório central, alojamento conjunto, boutique, brinquedoteca, biblioteca itinerante, capela, cuidados paliativos, coordenadores, endoscopia, enfermaria alto risco e do coração, Grupo Desperta e Vem Cantar, Grupo Autoestima, hemodiálise infantil e adulto, laboratório, método Canguru, Oncogeriatria, Oncopediatria, oficinas de trabalhos manuais e prótese mamária, quimioterapia, radiologia, recepção geral e salão de beleza),  levando conforto para crianças, adultos e idosos. O grupo ainda realiza a confecção de enxovais infantis e projetos de música nas enfermarias, oferecendo alegria e esperança às pessoas em situação de adoecimento. 

Voluntária mais antiga do IMIP, Rejane Leão trabalha no voluntariado desde a fundação e atua como coordenadora do setor. “Esse é um trabalho que é feito com dedicação, muito amor e esperança em atingir o coração do paciente, despertando bem estar, autoestima e alavancando sorrisos. Esse é o nosso pagamento. Saímos dos setores felizes da vida porque naquele momento, em um trabalho que se faça ou em uma peruca que se coloque, conseguimos animar aquelas pessoas”, celebrou Rejane. 

O voluntariado foi criado pelo Professor Fernando Figueira com o objetivo de proporcionar aos pacientes uma assistência humanizada, por meio da compaixão e da empatia, durante o período de permanência no hospital. O grupo é coordenado pela Fundação Alice Figueira de Apoio ao IMIP (FAF), que também está em momento de celebração neste mês. A FAF está completando 37 anos de luta pela captação de recursos financeiros e humanos para o complexo hospitalar no dia 25. 

A presidente da FAF, Elizabeth Veiga, destaca a importância do serviço voluntário na construção de uma sociedade mais justa e solidária. “Nossos voluntários fazem toda a diferença no cuidado ao atendimento integral e humanizado do IMIP”, destaca. 

Para fazer parte do time, é preciso ter acima dos 21 anos e disponibilidade de quatro horas semanais. O processo seletivo é gratuito e envolve entrevista e seleção.  Participe dessa corrente do bem. Ligue (81) 2122-4725 e faça sua inscrição.