XXIII Exposição de Artes do IMIP homenageia o artista plástico José Cláudio, no Museu do Estado de Pernambuco

XXIII Exposição de Artes do IMIP homenageia o artista plástico José Cláudio, no Museu do Estado de Pernambuco

XXIII Exposição de Artes do IMIP homenageia o artista plástico José Cláudio, no Museu do Estado de Pernambuco

Por Natália Santos
Compartilhe:

O Museu do Estado de Pernambuco (MEPE) se prepara para a inauguração da XXIII Exposição de Artes do IMIP no próximo dia 24 de outubro, às 19h, com uma homenagem especial ao artista pernambucano José Cláudio, uma verdadeira lenda da arte brasileira. Com a curadoria do diretor do MEPE Rinaldo Carvalho, também artista plástico e a participação de mais de 100 artistas locais, a mostra se consolidou como um evento essencial no cenário das artes plásticas de Pernambuco, unindo arte e solidariedade.

José Cláudio, que faleceu este ano, cuja trajetória foi marcada por um legado incomparável, deixou uma contribuição inestimável à cultura brasileira. Nascido em Ipojuca, zona da mata sul de Pernambuco, o artista atravessou fronteiras com sua produção criativa, transitando com maestria entre a pintura, escultura, desenho e literatura. 

Como um dos fundadores do Ateliê Coletivo da Sociedade de Arte Moderna do Recife, ele ajudou a moldar o cenário artístico pernambucano, sendo referência incontornável para gerações de artistas. Sua obra, marcada pelo lirismo e pela riqueza visual, traz a força das cores e das formas que refletem tanto o universo nordestino quanto uma visão universal da condição humana.

Nesta edição, o público será transportado ao universo de José Cláudio por meio de uma experiência imersiva que reunirá suas obras icônicas, complementadas por projeções em vídeo mapping. Essa homenagem busca não apenas celebrar sua grandiosa obra, mas também convidar os visitantes a se conectarem com a profundidade de sua arte, que continua a inspirar e emocionar.

Elizabeth Veiga, presidente da Fundação Alice Figueira de Apoio ao IMIP, ressalta a importância desta mostra beneficente, que, além de promover a arte pernambucana, mobiliza a sociedade em prol do Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira – IMIP. Parte da renda das vendas das obras  de cada artista expondo será revertida para o Setor de Oncologia do hospital, que atende exclusivamente pelo SUS.

A programação deste ano também contará com rodas de conversa mediadas por Cristina Andrade Lima, oficinas para o público infantil e visitas guiadas. A abertura da exposição será no dia 24 de outubro às 19h, para artistas e convidados, e a partir do dia 25, estará aberta ao público geral, com entrada gratuita.