IMIP realiza ação na Casa de Cuidados Paliativos

IMIP realiza ação na Casa de Cuidados Paliativos

IMIP realiza ação na Casa de Cuidados Paliativos

Por Juliana Guerra
Compartilhe:

No mês em que celebra a importância dos Cuidados Paliativos para promover ações para que todas as pessoas tenham acesso a eles, o IMIP se destaca como referência no Nordeste. Foi o primeiro hospital da região a implantar, em 2009, um serviço específico de Cuidados Paliativos, consolidando-se como um centro especializado nesta área.

Para marcar a data, a instituição realizou no dia 31 de outubro, uma atividade de humanização e conscientização com equipe, pacientes e familiares, no terraço ao lado da Casa de Cuidados Paliativos. A psicóloga do setor, Dra. Josene Ferreira, deu uma palestra sobre a desmistificação do tema. Além disso, houve momentos de recreação, ginástica laboral e lanche.

Os cuidados paliativos são uma abordagem que visa melhorar a qualidade de vida de pacientes, e suas famílias, que enfrentam doenças graves, fora de possibilidade de tratamento terapêutico de cura. “O foco é aliviar a dor, controlar sintomas, apoiar emocionalmente, e integrar os aspectos psicológicos, sociais e espirituais ao cuidado clínico”, explicou a coordenadora do Serviço de Cuidados Paliativos do IMIP, Mirella Rebello.

A unidade de saúde, que passou por reestruturação, funciona no primeiro andar do Hospital Pedro II e tem capacidade para 12 leitos, atendendo cerca de 30 pacientes por mês. Houve também a atualização dos equipamentos e dos espaços de trabalho, proporcionando um ambiente mais acolhedor para pacientes e familiares.

Além de adultos, os cuidados paliativos do IMIP atendem a pediatria por meio de interconsultas para crianças com doenças graves, sempre com foco na qualidade de vida. Os cuidados paliativos em pediatria são parte integrante do cuidado para melhorar a qualidade de vida e garantir a dignidade das crianças e adolescentes em qualquer fase de seu tratamento.

“A equipe multiprofissional é determinante na abordagem paliativista e inclui médicos paliativistas, enfermeiros, psicólogos, fisioterapeutas, nutricionistas e assistentes sociais, o que garante um atendimento abrangente, personalizado e centrado nas necessidades dos pacientes e seus familiares”, destaca Mirella.

O IMIP ainda oferece, desde 2011, Mestrado Profissional em Cuidados Paliativos associado à Residência em Saúde. Por meio da formação continuada, dispõe também de dois cursos na plataforma IMIP Educa. São eles: Pós Graduação em Medicina Paliativa e Cuidados Paliativos na Pediatria (gratuito). Esses últimos podem ser acessados no imipeduca.com.br