IMIP realiza encontro para pacientes com implante coclear
IMIP realiza encontro para pacientes com implante coclear
Os 520 pacientes que receberam implante coclear no IMIP e seus familiares foram o principal público do 16º Encontro Anual de Usuários de Implante Coclear, que teve como tema “Conquistas e desafios: celebrando 500 histórias”. O evento, que aconteceu na manhã do dia 08 de novembro, no Espaço Ciência e Cultura do IMIP e nos espelhos d´água, é uma importante oportunidade para o debate de temas relacionados ao Implante Coclear e permite troca de experiências. Na programação, os pacientes e familiares tiveram experiências compartilhadas, roda de diálogo, apresentação teatral, música e brincadeiras.
A solenidade foi aberta pela presidente do IMIP, Silvia Rissin. Compuseram ainda a mesa a superintendente-geral, Tereza Campos, a diretora médica e multiprofissional, Flávia Anchielle, e Larissa Viana, respectivamente; o otorrino Francisco de Biase e Rita Fernandes, coordenadora do Implante coclear. Na ocasião, foi lançada a cartilha do Implante Coclear, com informações, dicas e cuidados. “São vivências e experiências construídas em conjunto. É um momento mágico quando vemos um paciente escutar pela primeira vez”, afirmou Rita Fernandes.
O Serviço de Implante Coclear do IMIP funciona desde 2008, tendo sido o primeiro hospital de Pernambuco a realizar a cirurgia credenciado ao SUS. Tereza Campos falou sobre o nosso sistema e os direitos das pessoas de acesso à saúde. “Hoje é o dia do encontro, do enlace e do abraço. O IMIP busca cuidar das pessoas e queremos resumir nossa missão em saúde integral para todos”, disse a superintendente-geral, ao se referir ao acesso, respeito às diferenças, inclusão e acolhimento.
Silvia Rissin finalizou a solenidade de abertura falando da importância da equipe e do carinho que tem pelo trabalho realizado no implante coclear. “Desejo a todos um evento de muita escuta”, disse. Em seguida, a criançada se divertiu com a apresentação teatral e com as brincadeiras.
“O Implante Coclear (IC) é a maior tecnologia de tratamento dos casos de surdez severa a profunda, sendo um dispositivo eletrônico de alta tecnologia, também conhecido como ouvido biônico, inserido através de um procedimento cirúrgico, sendo capaz de devolver a capacidade de ouvir aos usuários proporcionando melhores condições de vida”, explica o otorrinolaringologista Francisco de Biase, coordenador do Serviço.
São atendidos no IMIP pacientes com perda auditiva de grau profundo e não tiveram êxito com aparelho auditivo convencional. Estes são encaminhados do Serviço de Otorrinolaringologia e de Fonoaudiologia da Instituição, e da rede de saúde. São contempladas todas as idades, sendo a maioria crianças na faixa de 0 a 04 anos, vindos da capital, Região Metropolitana e interior, e ainda de outros estados como Alagoas, Paraíba, Roraima, Maranhão e Amazônia.
A equipe multiprofissional é composta por médico otorrinolaringologista, fonoaudiólogos, assistente social e psicóloga. Após a realização do Implante Coclear, os pacientes seguem em acompanhamento junto à equipe multiprofissional para garantir a adaptação do aparelho onde são realizadas as consultas de mapeamento, terapias fonoaudiológicas e atendimentos com serviço social e psicologia. A marcação para a avaliação inicial é realizada no 2º andar do Ambulatório Central, onde funciona o Ambulatório de Implante Coclear, por meio de encaminhamento. Mais informações podem ser obtidas no 2122-4784.