Seminário de Doenças Raras é realizado no IMIP
Seminário de Doenças Raras é realizado no IMIP
Na manhã desta sexta (08), o IMIP abrigou o importante Seminário de Doenças raras de causas genéticas, imunológicas e metabólicas, que reuniu importantes pesquisadores da área local e nacional. O evento foi organizado pela Diretoria de Pesquisa, com olhar para a pesquisa translacional, com intuito, entre outras, de aprimorar a importante rede de colaboração na formatação de políticas públicas nessa área.
O seminário foi aberto pela presidente do IMIP, Silvia Rissin, que falou da importância das doenças raras para o SUS e para o IMIP. Em seguida, o superintendente de Ensino, Pesquisa e inovação, Fernando Augusto Figueira destacou a representatividade local do IMIP em pesquisa translacional. “Por isso nosso compromisso em trazer eventos de alto nível como esse. A instituição está em local prestigiado de inovação e pesquisa para a ciência e a saúde”, disse o gestor.
Compuseram ainda a mesa a diretora presidente da FPS, Cecília Figueira, a coordenadora do Laboratório de Pesquisa Translacional, Leuridan Torres, e a diretora de Pesquisa, Lygia Câmara. A solenidade foi fechada com o discurso da superintendente-geral, Tereza Campos, que destacou a necessidade e protagonismo do evento levando em conta que as doenças nem são tão raras, mas sim o acesso a elas que é mais difícil. “A pesquisa se transforma em algo robusto quando ela devolve o que aprendeu para quem está no cotidiano assistindo as pessoas. Ou seja, oferecer assistência e acesso com melhor qualidade”, disse Tereza Campos, ressaltando que o IMIP tem o olhar da integralidade.
Foram abordados temas como Erro Inato da Imunidade: muito além das infecções, apresentado pela Dra. Magda Carneiro-Sampaio, Desvendando o desconhecido: uma jornada pelas doenças raras, com Ana Cecilia Menezes; Genodermatoses na prática clínica, com Dr. Diego Soares; O papel da terapia genica nas doenças raras, com Michele Migliavacca, entre outros.