IMIP celebra 20 anos de Cirurgia Geral em evento bastante prestigiado

IMIP celebra 20 anos de Cirurgia Geral em evento bastante prestigiado

IMIP celebra 20 anos de Cirurgia Geral em evento bastante prestigiado

Por Juliana Guerra
Compartilhe:

O setor de Cirurgia Geral e Aparelho Digestivo do Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira (IMIP) comemorou, nesta terça-feira (26), 20 anos de existência em evento bastante prestigiado. A presidente do IMIP, Silvia Rissin, abriu a solenidade destacando a importância do serviço para a saúde pública de Pernambuco. A direção da instituição participou do evento, que contou com diversas autoridades do Estado.

Além da presidente do IMIP, compuseram a mesa a superintendente-geral, Tereza Campos, o superintendente de Ensino, Pesquisa e Inovação, Fernando Augusto Figueira, e a superintendente de Atenção à Saúde, Adriana Scavuzzi. O coordenador da Cirurgia Geral da Instituição, Cristiano Souza Leão, fez uma trajetória com os desafios e avanços desse serviço, que atualmente realiza mais de 120 cirurgias por mês nas diversas áreas do aparelho digestivo, além de mais de mil atendimentos nos ambulatórios disponíveis para usuários do Sistema Único de Saúde (SUS). 

“O serviço foi pensado inicialmente como um ambiente para estudantes que precisariam rodar nas disciplinas básicas e a cirurgia é uma delas. Como os princípios do IMIP sempre foram agregar a assistência ao ensino, assim foi construído o setor e vem sendo executado até hoje”, explica o médico cirurgião.

O setor recebe 20 estudantes a cada mês na enfermaria e mais de 200 no ambulatório, sendo também responsável por formar quatro residentes de Cirurgia Geral e um de Cirurgia Digestiva a cada ano. “Temos contribuído também nos transplantes, sendo a equipe responsável pelo primeiro transplante de fígado do IMIP. Além disso, somos atualmente o único Centro de Transplante de Pâncreas do SUS em atividade no Estado”, acrescentou Dr. Cristiano. 

O IMIP é o único centro de pós-graduação Stricto sensu (residência) com atividade teórica diária na Cirurgia Geral e do Aparelho Digestivo. Esse é um grande diferencial do complexo hospitalar, seja dentro ou fora do SUS. Além disso, a instituição tem como objetivo oferecer aos usuários de saúde pública um atendimento integral, humanizado e com tecnologia de ponta. “Nossa assistência é baseada nas melhores práticas médicas, utilizando o que existe de melhor à disposição no SUS, como o acesso a exames e diagnósticos avançados e vídeo-cirurgia em procedimentos de alta complexidade, como obesidade e neoplasia”, arrematou o cirurgião.