Um ano de saudade: missa homenageia Antonio Carlos Figueira
Um ano de saudade: missa homenageia Antonio Carlos Figueira
No dia em que marca exatamente um ano de saudade, o Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira (IMIP) realizou, na Capela da instituição, uma missa em homenagem a Antonio Carlos Figueira, que nos deixou no dia 23 de dezembro de 2023. Celebrada pelo Frei Aureliano, a missa contou com a participação da família do médico e ex-presidente do IMIP, além de diversos colaboradores da instituição.
Também estiveram presentes o Prefeito do Recife, João Campos; o Deputado Federal, Pedro Campos; Luciana Albuquerque, secretária de Saúde do Recife; Fred Amancio, secretário de Educação do Recife; Geraldo Júlio, ex-prefeito da capital pernambucana; Renata Campos, viúva do ex-governador de Pernambuco, Eduardo Campos; o vice-prefeito eleito do Recife, Victor Marques, e Marcelo Canuto, presidente da Fundação de Cultura do Recife.
Em uma cerimônia marcada pela saudade, a esposa, Adriana Figueira, discursou emocionada, agradecendo a presença de todos, as mensagens de fé e de esperança, e reforçando o legado e o significado da obra realizada por Antônio Carlos Figueira.
Após a missa, a família se dirigiu para o Museu do IMIP, onde foi montada uma exposição especial em homenagem ao médico. A esposa e as filhas, Maria Cecília e Alice, passearam pelas fotos e vídeos e relembraram os bons momentos e as histórias marcantes que viveram ao lado de Antonio Carlos.
O memorial reúne uma rica coleção de fotografias, documentos e objetos que retratam a contribuição para a saúde pública e o desenvolvimento do estado de Pernambuco, e estará aberto para visitação no Museu do IMIP até o dia 31 de janeiro.
PERFIL
Nascido no dia 19 de outubro de 1960, Antonio Carlos Figueira tinha a idade do IMIP. Filho de Dona Nancy e do fundador desta casa, o Professor Fernando Figueira, lutou incansavelmente para levar adiante a missão do pai. Casado com Adriana, pai de Cecília e de Alice, e avô do pequeno Antônio, Antonio Carlos construiu uma longa trajetória na medicina e na gestão pública. O pediatra deixa um legado inestimável para todos nós.
Formado em Medicina pela Universidade Federal de Pernambuco, era Mestre em Saúde Materno Infantil pela Universidade de Londres e especialista em Administração Hospitalar pela Escola Nacional de Saúde Pública, Fiocruz.