“Câncer com Ascendente em Virgem”: sessão de cinema especial no IMIP emociona público presente

“Câncer com Ascendente em Virgem”: sessão de cinema especial no IMIP emociona público presente

“Câncer com Ascendente em Virgem”: sessão de cinema especial no IMIP emociona público presente

Por Natália Santos
Compartilhe:

Pipoca na mão, sala lotada e público atento. Esse foi o clima no Espaço Ciência e Cultura do IMIP na tarde desta terça-feira (22). Na ocasião, foi exibido o filme “Câncer com Ascendente em Virgem”, um longa-metragem baseado em uma história real lançado recentemente em todo o País. Colaboradores, pacientes e estudantes da instituição se reuniram para prestigiar o audiovisual nacional. 

“Esse é um material muito importante para todo mundo. O IMIP tem uma história muito bonita no tratamento do câncer de mama e para nós é sempre enriquecedor receber uma ação como essa”, celebrou a presidente do Instituto, Silvia Rissin. 

O filme, que mescla comédia e drama, conta a história de Clara, uma professora de matemática que faz o maior sucesso como influencer educacional na internet. Bem-humorada, sarcástica e às vezes debochada, ela gosta de manter tudo sob controle, mas vai precisar aprender a lidar com a vulnerabilidade e o imprevisível quando descobre que tem câncer de mama. 

Com coragem e resiliência, ela enfrenta dias ruins e outros melhores ao lado da filha adolescente, da mãe e de amigas leais. Em sua jornada de cura e autodescobrimento, Clara tem a chance de celebrar a vida e de transformar seus relacionamentos, encarando sua própria humanidade. “Superou minhas expectativas por tratar um assunto tão sério como o câncer de uma forma leve e até bem-humorada”, comentou Sandra Ramos, coordenadora do Voluntariado da Oncologia Pediátrica do IMIP. 

Produtora do filme e dona da história que inspirou o longa, Clélia Bessa esteve presente na sessão especial e reforçou o objetivo principal do trabalho. “É muito especial passar esse filme para profissionais de saúde. Através dessa história quero lembrar que estamos vivos, mesmo quando recebemos um diagnóstico como esse”, enfatizou a curitibana.

Ao término da sessão, ela juntou-se a Adriana Scavuzzi (superintendente de Atenção à Saúde), Jurema Teles (coordenadora da Oncologia do IMIP), Márcia Pedrosa (coordenadora da Mastologia do IMIP) e Verônica Marinho (representante do Grupo Mulheres do Brasil) para um debate sobre a temática. 

O IMIP, em parceria com o Grupo Mulheres do Brasil (Recife), ofereceu a sessão exclusiva para colaboradores, estudantes e pacientes da instituição com o objetivo de promover uma reflexão sincera e profunda sobre o tema, tão presente no dia a dia hospitalar, destacando a importância da sororidade e da rede de apoio. 

Opções de privacidade