Eduardo Jorge da Fonseca assume a Superintendência de Ensino, Pesquisa e Inovação do IMIP

Eduardo Jorge da Fonseca assume a Superintendência de Ensino, Pesquisa e Inovação do IMIP

Eduardo Jorge da Fonseca assume a Superintendência de Ensino, Pesquisa e Inovação do IMIP

Por Natália Santos
Compartilhe:

O médico pediatra Eduardo Jorge da Fonseca Lima assumiu, no início de agosto, a Superintendência de Ensino, Pesquisa e Inovação do IMIP. Ele sucede Fernando Augusto Figueira, que esteve à frente do setor nos últimos anos. Com ampla trajetória na instituição, Eduardo Jorge já coordenou por mais de três décadas a Pós-Graduação Lato Sensu (Residências e Estágios) do IMIP e, atualmente, exercia a Vice-Coordenação da área.


“Para mim, esta posição é muito mais do que um cargo, é uma missão que abraço em respeito à minha longa história nesta instituição. Minha jornada começou aqui em 1987, como estudante, seguida pela residência em Pediatria, entre 1988 e 1989, e minha contratação em 1990. Em 1992, aos 28 anos, tive a honra de assumir a Coordenação da COREME. Naquela época, tínhamos apenas quatro programas de
residência; hoje, o IMIP orgulha-se de ter cerca de 70 programas, e me sinto imensamente feliz por ter participado ativamente desse crescimento ao longo dos 32 anos em que estive no cargo”, explicou Eduardo Jorge.


De acordo com o novo gestor, é uma imensa alegria poder trilhar este novo caminho ao lado de uma equipe que admira há décadas. “Ter a oportunidade de trabalhar com pessoas com quem dividi tantos desafios e conquistas é, sem dúvida, um incentivo extra para os projetos futuros que temos pela frente”, afirmou, ressaltando que chegar a esta fase da vida e, ainda assim, abraçar um novo desafio é mais uma demonstração do seu apreço incondicional à instituição”, destacou e continuou: “Espero contribuir com todo o conhecimento e experiência acumulados ao longo dessas décadas. Agradeço imensamente à nossa Superintendente-Geral, Tereza Campos, pela confiança depositada em mim com este convite”, afirmou.


Segundo ele, também é um grande desafio e uma honra dar continuidade ao trabalho inovador que Fernando Augusto desenvolveu. “Ele deixou um belo legado. Minha intenção é construir sobre essas bases sólidas, aprimorar nossos processos e garantir que cada iniciativa da SEPI traga o máximo de valor para o IMIP”, disse.


Sobre as metas para o futuro, Eduardo destaca: ampliar a excelência no ensino; impulsionar a pesquisa de ponta; fomentar uma cultura de inovação contínua; fortalecer parcerias estratégicas; promover a integração e o conhecimento. “Estou pronto para este novo capítulo e muito animado com o que podemos construir juntos para o futuro do IMIP”, finalizou.


Perfil – Eduardo Jorge é médico pediatra, com sólida formação e extensa trajetória na área da saúde materno-infantil. Graduado em Medicina pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) em 1987,
realizou Residência Médica em Pediatria no Instituto de Medicina Integral Prof. Fernando Figueira (IMIP), onde também concluiu seu Doutorado em Saúde Materno Infantil em 2014. Possui ainda Mestrado em Saúde da Criança e do Adolescente pela UFPE (1993). Foi Coordenador Geral da Pós-Graduação Lato Sensu (Residências e Estágios) da instituição por 32 anos, cargo no qual liderou o Eduardo Jorge da Fonseca Lima assume a Superintendência de Ensino, Pesquisa e Inovação do IMIP desenvolvimento da formação médica especializada e atualmente exerce a função de Vice-Coordenador.

Ao longo de sua carreira, tornou-se uma das principais referências na gestão da educação médica no país. Foi eleito Conselheiro Efetivo por Pernambuco no Conselho Federal de Medicina (CFM) para o período de 2024 a 2029, em que coordena as Câmaras Técnicas de Pediatria e de Neonatologia ; tendo sido Conselheiro do CREMEPE (2018–2023) e Presidente da Comissão Estadual de Residência Médica (CEREM-PE) de 2015 a 2018, sendo atualmente seu Vice-Presidente. É Presidente da Associação Brasileira dos Hospitais Universitários e de Ensino (ABRAHUE) para o biênio 2025–2027, tendo integrado a Diretoria como Conselheiro no biênio anterior (2023–2024).

Atuou como Professor e Coordenador de Tutores da Faculdade Pernambucana de Saúde (2007–2024). Na Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), exerce diversos cargos de destaque: Presidente do Departamento de Imunizações da entidade e é o Coordenador da Prova do Título de Especialista em Pediatria Seriado (TEP/Seriado). Foi Coordenador de Integração Nacional (2022–2025) e é membro ainda da Diretoria de Residência Médica. Foi também Presidente da Sociedade de Pediatria de Pernambuco (SOPEPE) no triênio 2016–2019 e Vice-Presidente nos triênios seguintes (2020–2022 ,2022–2024 e 2025-2027). É ainda o representante da regional Pernambuco da Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIm) e membro da Câmara Técnica de Assessoramento em Imunização (CTAI) do Ministério da Saúde, como representante da SBP. Com ampla experiência clínica e acadêmica, seus temas de atuação e pesquisa concentram-se em vacinas, infecções respiratórias, pediatria ambulatorial e ensino médico, com ênfase especial em residência médica.

Opções de privacidade