IMIP promove I Simpósio de Cuidados Paliativos Pediátricos com abordagem inédita

IMIP promove I Simpósio de Cuidados Paliativos Pediátricos com abordagem inédita
O Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira (IMIP) realiza, no dia 22 de agosto, o I Simpósio de Cuidados Paliativos Pediátricos, um evento pioneiro voltado à capacitação de profissionais de saúde, residentes e acadêmicos comprometidos com a excelência no cuidado neonatal e pediátrico.
A solenidade de abertura foi composta pela Superintendente Geral, Dra Tereza Campos,Superintende de Atenção a Saúde, Dra Adriana Scavuzzi; Diretora Multiprofissional, Dra Larissa Viana; Diretora de Ensino, Dra Lívia Andrade; e pela Coordenadora da Pediatria, Dra. Tereza Rebeca.
Com abordagem inédita na região, o simpósio propôs uma imersão técnica e humanizada no manejo de crianças e adolescentes com doenças graves, crônicas ou limitantes da vida. “Os Cuidados Paliativos são uma bandeira de cuidado com a vida. É um tema difícil e desafiador tanto para a família quanto para os profissionais de saúde” afirmou Tereza Campos, ao reforçar o compromisso com práticas centradas no paciente e com preceitos que regem a vida.


Voltado às equipes multiprofissionais (médicos, enfermeiros, psicólogos, assistentes sociais, terapeutas ocupacionais, entre outros), o evento teve como objetivo servir como um espaço de atualização e troca de experiências sobre temas fundamentais como o manejo de sintomas complexos (dor e dispneia – desconforto respiratório), comunicação de más notícias com empatia, aspectos legais e bioéticos, além do reconhecimento e cuidado no fim de vida.
A abordagem paliativa pediátrica considera as particularidades do desenvolvimento infantil e as necessidades específicas da família em cada fase da doença. O simpósio reforça essa perspectiva, promovendo práticas éticas, técnicas e humanizadas, com impacto direto na qualidade de vida dos pequenos pacientes e de seus familiares.
Organizado pela médica pediatra paliativista Sheyla Levy e pelo fisioterapeuta intensivista, mestre em cuidados paliativos Diego Oliveira ambos coordenadores da UTI pediátrica do IMIP, o evento marca um avanço significativo na formação de profissionais da saúde e na consolidação dos cuidados paliativos pediátricos como parte essencial da assistência hospitalar. A iniciativa dá continuidade às ações formativas já realizadas pelo instituto e fortalece a integração entre as diversas áreas da saúde, consolidando um modelo de cuidado centrado na criança e na família.