Pela primeira vez no IMIP, 14ª Mostra de Circo do Recife encanta pacientes, familiares e profissionais do complexo hospitalar

Pela primeira vez no IMIP, 14ª Mostra de Circo do Recife encanta pacientes, familiares e profissionais do complexo hospitalar
O IMIP recebeu pela primeira vez, nesta quinta-feira (4), a 14ª Mostra de Circo do Recife, com apresentações da Trupe Vivarte, de Caruaru. A ação foi realizada na Brinquedoteca e encantou crianças em tratamento no complexo hospitalar. A programação é fruto de uma parceria da Instituição com a Prefeitura do Recife e teve como objetivo levar a magia do circo para o hospital.
O principal propósito da ação foi promover a humanização do ambiente hospitalar, trazendo alegria e bem-estar aos pacientes, especialmente crianças.
“Para nós foi uma verdadeira honra receber o espetáculo. A ação reforça a postura do IMIP do olhar integral para o paciente, onde a saúde é encarada de uma forma ampla, não apenas com o cuidado com a parte física, mas pensando no ser humano como um todo, onde o sorrir e o brincar passam a ser vistos como uma forma de integrar esse cuidado”, contou Larissa Viana, diretora Multiprofissional do IMIP.






“A apresentação trouxe leveza, alegria e encantamento para pacientes, familiares e profissionais. Momentos como esse fortalecem a proposta de humanização, oferecendo não apenas um cuidado técnico, mas também afeto, acolhimento e esperança”, contou Beatriz Falcão, enfermeira do IMIP.
Para Dado Sodi, representante da Secretaria de Cultura da Prefeitura do Recife e coordenador geral da curadoria da Mostra de Circo do Recife, a parceria com o IMIP é de suma importância. “Acreditamos que a arte também é uma forma de cuidado, capaz de acolher, aliviar e fortalecer. Trazer isso para dentro do hospital é também proporcionar sorrisos, esperança e afeto para todos”, destacou.






Com a iniciativa, o IMIP reforça o compromisso em proporcionar cuidados não apenas do ponto de vista médico, mas também no que diz respeito ao conforto emocional e psicológico dos pacientes. A presença de atividades lúdicas ajuda a reduzir o estresse e a ansiedade associados aos tratamentos médicos, contribuindo para uma recuperação mais tranquila e positiva.
“Trazer esse espetáculo e apreciar o sorriso e o brincar dessas crianças foi muito gratificante. Ficamos muito felizes que todos puderam vivenciar e se divertir com o nosso trabalho”, arrematou Jonathan Marinho, produtor cultural que compõe a Trupe Vivarte.