10ª Semana do Sorriso promove atividades lúdicas e educativas para pacientes do Centro de Atenção aos Defeitos da Face (CADEFI)

10ª Semana do Sorriso promove atividades lúdicas e educativas para pacientes do Centro de Atenção aos Defeitos da Face (CADEFI)
Com o tema “O que te faz sorrir?”, a 10ª edição do Cleft Week – Semana do Sorriso foi finalizada nesta sexta-feira (3). A iniciativa é uma parceria do complexo hospitalar com a Smile Train, Casa Sorrir e a Faculdade Pernambucana de Saúde (FPS) e contou com uma uma programação especial envolvendo troca, cuidado e aprendizado, além do reforço da união entre ciência, afeto e inclusão no tratamento da fissura labiopalatina.
“Para nós, o sorriso é compreendido não apenas como estética, mas como símbolo de uma identidade, autoestima e pertencimento”, destacou o médico Rui Pereira, coordenador do CADEFI.



As atividades interativas tiveram foco lúdico-educativo, além de orientações sobre higiene bucal com demonstrações práticas para crianças e familiares, jogos sonoros e de linguagem para estimular a comunicação oral, além de dinâmicas reflexivas sobre autoestima, identidade e valorização do sorriso, conscientização sobre direito sociais e acesso à serviços de saúde.
A programação ainda envolveu demonstrações educativas sobre cuidados básicos no pós-operatório, dinâmica sobre a pirâmide alimentar nos diferentes ciclos da vida, montagem de um mural coletivo a partir de frases, palavras e imagens elaboradas pelos participantes em cabine fotográfica interativa, cartilha educacional dos estudantes de Odontologia da FPS, além de uma parceria com a Casa Sorrir, ofertando atividades recreativas, dinâmicas de integração e momentos de convivência.
“Mais do que um evento, essa semana foi um espaço de celebração, integração e sensibilização social, destacando o sorriso como expressão de saúde, mas também inclusão e transformação. Ao longo desses 10 anos, a Semana do Sorriso tem reafirmado o compromisso de valorizar pacientes, familiares, profissionais e estudantes da área, promovendo cuidado integral da pessoa com fissura labiopalatina”, acrescentou Dr. Rui.





