17º Encontro de Usuários de Implante Coclear é celebrado no IMIP com programação especial

17º Encontro de Usuários de Implante Coclear é celebrado no IMIP com programação especial

17º Encontro de Usuários de Implante Coclear é celebrado no IMIP com programação especial

Por Natália Santos
Compartilhe:

Reunindo pacientes, familiares e profissionais de saúde, o IMIP celebrou, nesta sexta-feira (7), o 17º Encontro Anual de Usuários de Implante Coclear. O evento contou com uma palestra da médica Luiza Cobos, além de apresentações culturais e atividades lúdicas. Marcaram presença na solenidade a superintendente de Atenção à Saúde, Adriana Scavuzzi, Larissa Viana, diretora Multiprofissional, Francisco de Biase, coordenador do Serviço de Implante Coclear, e Rita Fernandes, coordenadora da Fonoaudiologia do IMIP.

A médica Luiza Cobos, que descobriu a surdez aos 17 anos, é implantada e trouxe para os presentes a apresentação com o tema “Aprecie o silêncio: vivências de uma médica surda”, promovendo identificação com o grupo que acompanhava.

O encontro tem como objetivo promover a troca de experiências entre os usuários do dispositivo, além de ampliar o debate sobre os avanços e desafios no tratamento da surdez severa a profunda. “O Implante Coclear é um dispositivo eletrônico de alta tecnologia, também conhecido como ouvido biônico, capaz de restaurar a audição em pacientes com perda auditiva profunda. Seu impacto na qualidade de vida é significativo”, destacou o otorrinolaringologista Francisco de Biase, coordenador do serviço.

Pioneiro em Pernambuco na realização de cirurgias de Implante Coclear pelo Sistema Único de Saúde (SUS), o IMIP mantém o serviço desde 2008. Atualmente, são realizadas entre seis e oito cirurgias por mês, totalizando mais de 500 procedimentos, todos com acompanhamento contínuo pela equipe multiprofissional da instituição. O atendimento contempla pacientes de todas as idades, com predominância de crianças de até quatro anos, oriundas da capital, Região Metropolitana do Recife, interior do estado e de outras regiões do país, como Alagoas, Paraíba, Roraima, Maranhão e Amazonas. 

Opções de privacidade