Dia Mundial de Proteção da Amamentação

Dia Mundial de Proteção da Amamentação

Dia Mundial de Proteção da Amamentação

Por Juliana Guerra
Compartilhe:

Nesse dia 21 de maio, o IMIP reafirma o compromisso com a saúde dos recém-nascidos, lactentes e lactantes. Coordenado pela pediatra Vilneide Braga Serva, o Banco de Leite do IMIP é um centro de referência para o Ministério da Saúde, além de estar inserido no primeiro hospital do Brasil a receber o título de “Hospital Amigo da Criança”, por promover, proteger e apoiar o aleitamento materno.

O Banco de Leite do IMIP assiste a maior unidade neonatal de Pernambuco. São beneficiados cerca de 150 recém-nascidos, prematuros, internados na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) neonatal da instituição. Para atender essa demanda são necessários em torno de 250 litros de leite por mês.

“Nós honramos o legado do Prof. Fernando Figueira, pioneiro na proteção da amamentação no Brasil, que em 1974 proibiu a distribuição de fórmulas infantis e mamadeiras nas maternidades de Pernambuco, contribuindo para um futuro mais saudável para todas as crianças”, disse a Dra. Vilneide Braga.

Toda mulher que amamenta é uma possível doadora de leite humano. Para doar leite humano, basta ser saudável e não tomar nenhum medicamento que interfira na amamentação. Há uma orientação e seleção das doadoras, além da coleta domiciliar do leite humano extraído.

Doação de frascos

Além das doações de leite humano, as pessoas que desejam ajudar, mas não são lactantes, podem fazer doação de frascos para o armazenamento. O frasco deve ser de vidro similar ao de café solúvel, com tampa plástica rosqueada. São necessários cerca de 150 frascos por dia, segundo a equipe do setor. Abaixo, confira pontos de coleta de frascos.

Banco de Leite Humano do Imip (Rua dos Coelhos, 300, Boa Vista) – 2122.4719

Opções de privacidade