Abertura do Ano Letivo 2025 da Pós-Graduação Stricto Sensu do IMIP Homenageia Prof. Dr. João Guilherme

Abertura do Ano Letivo 2025 da Pós-Graduação Stricto Sensu do IMIP Homenageia Prof. Dr. João Guilherme
A abertura do ano letivo da Pós-Graduação Stricto Sensu em Saúde Integral do IMIP 2025, nesta quarta-feira (23), foi marcada por um momento especial de celebração, acolhimento e homenagem. O evento teve início com as boas-vindas aos docentes, aos mestrandos e doutorandos, reforçando o compromisso do IMIP com a formação de excelência em saúde.
A mesa de abertura foi composta por Dra. Tereza Campos, Superintendente-Geral do IMIP; Dr. Fernando Augusto Figueira, Superintendente de Ensino, Pesquisa e Inovação; Dra. Lívia Barboza de Andrade, Diretora de Ensino; e o Prof. Dr. João Guilherme Bezerra Alves, então Coordenador da Pós-graduação Stricto Sensu. Coube ao Prof. Dr. João Guilherme a primeira fala do evento, seguida pelas intervenções institucionais da Dra. Lívia, do Dr. Fernando Figueira e da Dra. Tereza Campos.
Fernando Figueira listou os desafios enfrentados ao longo da pós-graduação do IMIP, bem como as conquistas marcantes. “O Professor Fernando Figueira acreditava que formar acadêmicos contribui para mudanças sociais”, ressaltou. A célebre frase de Paulo Freire, “Educação muda as pessoas que transformam o mundo”, foi citada pelo superintendente para reforçar o papel do IMIP como “uma instituição transformadora”.




Tereza Campos, em sua fala, destacou a importância de “cuidar do IMIP como patrimônio do povo pernambucano”, lembrando que “o IMIP pertence ao usuário do Sistema Único de Saúde” e que a missão primordial é “cuidar das pessoas, salvando vidas”. Tereza reconheceu a atuação fundamental dos pesquisadores do IMIP durante a pandemia, ressaltando a relevância da ciência como pilar da instituição. Ela expressou o desejo de que “o IMIP continue inspirando gerações futuras, amparado na ciência”.
Um dos momentos mais marcantes da abertura foi a homenagem ao Prof. Dr. João Guilherme, que encerra seu ciclo como Coordenador da Pós-graduação Stricto Sensu do IMIP após 32 anos de valiosa contribuição à formação acadêmica e científica da instituição. O reconhecimento veio por meio de palavras emocionadas do Prof. José Roberto, que leu um texto em sua homenagem e lhe entregou uma orquídea como símbolo de gratidão. Em seguida, Fernando Figueira destacou a importância da atuação do professor homenageado e anunciou oficialmente a transição da coordenação para o Prof. José Roberto da Silva Junior.
A homenagem seguiu com a entrega de uma lembrança especial, ofertada pela docente Ariane Impieri em nome de toda a comunidade acadêmica, e de um certificado de reconhecimento pelas mais de três décadas de dedicação. A programação seguiu com a apresentação de Lívia B. de Andrade sobre “A Pós-Graduação Stricto Sensu no Brasil e a Ponte com o Setor Produtivo”, e na sequência, o professor André Diniz, da Trampolim, abordou o tema “IA na Saúde: O futuro já começou”. Além de dar as boas-vindas aos novos alunos, o evento celebrou a história, a inovação e o legado de quem ajudou a construir essa trajetória de excelência.