André Longo dedica conferência à Antonio Carlos Figueira

André Longo dedica conferência à Antonio Carlos Figueira

André Longo dedica conferência à Antonio Carlos Figueira

Por Juliana Guerra
Compartilhe:

O ex-secretário Estadual de Saúde de Pernambuco, André Longo, foi o palestrante da Conferência Fernando Figueira, realizada na manhã desta quinta-feira (17), no Espaço Ciência e Cultura do IMIP. Com o tema “A pandemia e as crises sanitárias”, Longo compartilhou reflexões sobre os desafios enfrentados durante a Covid-19, as lições aprendidas no período e os caminhos para que o sistema público de saúde esteja mais preparado diante de futuras emergências sanitárias.

Antes de iniciar, André Longo dedicou a conferência a Antonio Carlos Figueira, de quem era amigo pessoal, destacando o legado dele para a gestão em saúde pública. A mesa de abertura foi composta pela presidente do IMIP, Silvia Rissin; pela superintendente-geral, Tereza Campos e pelo superintendente de Ensino, Pesquisa e Inovação, Fernando Augusto Figueira. Ao dar as boas-vindas, a presidente ressaltou a importância da formação humana em saúde. “Essa é uma condição fundamental para assistir o paciente de forma qualificada”, afirmou.

Fernando Figueira falou da relevância da conferência para a Instituição, quando é iniciado formalmente o ano letivo, e evidenciou o perfil de André Longo. Tereza Campos também lembrou do legado de Antônio Carlos Figueira. “O IMIP é centro formador de grande relevância para o Sistema Único e Saúde e está em conformidade com os preceitos de assistência, pesquisa, ensino e inovação”, assegurou. Em seguida, a presidente do IMIP leu o histórico do convidado.

André Longo é médico cardiologista e atualmente ocupa o cargo de diretor-presidente da Agência Brasileira de Apoio à Gestão do SUS (AgSUS), instituição voltada ao apoio técnico e estratégico aos gestores do sistema público de saúde no país.

O palestrante resgatou as grandes crises sanitárias ao longo da história e discorreu sobre a experiência de Pernambuco quando ele foi secretário estadual. Destacou ainda a importância da vigilância em saúde, da valorização dos profissionais da área e do fortalecimento da Atenção Primária como pilares essenciais para uma resposta eficaz em cenários de crise. Segundo ele, a pandemia evidenciou desigualdades, mas também demonstrou a força do Sistema Único de Saúde (SUS) e o papel crucial da ciência e da gestão pública qualificada.

Realizada anualmente, as conferências Fernando Figueira do IMIP têm como objetivo promover debates sobre questões relevantes para a saúde, pesquisa e inovação, abordando temas como saúde digital, humanização do cuidado, democracia, equidade e universalidade do SUS.

Opções de privacidade