Ciência em Pauta: Defesa de Tese do Doutorado em Saúde Integral avalia a efetividade e a segurança do metronidazol no tratamento de apendicite aguda perfurada (AAP) em pacientes pediátricos

Ciência em Pauta: Defesa de Tese do Doutorado em Saúde Integral avalia a efetividade e a segurança do metronidazol no tratamento de apendicite aguda perfurada (AAP) em pacientes pediátricos
Para você que atua na área da saúde e busca aprofundar seus conhecimentos no tratamento da apendicite aguda (AA) em crianças e adolescentes.
O Programa de Pós-Graduação stricto sensu em Saúde Integral do IMIP convida toda a comunidade acadêmica, científica e os profissionais de saúde para a defesa pública da tese de doutorado do pesquisador Arthur Almeida Aguiar, que analisou os desafios e ferramentas para o diagnóstico da apendicite em pacientes pediátricos.
Título da Tese:
ENSAIO CLÍNICO RANDOMIZADO DE NÃO INFERIORIDADE COMPARANDO DOSES UNICAS DIÁRIAS DE METRONIDAZOL E GENTAMICINA COM METRONIDAZOL DOSE FRACIONADA TRÊS VEZES AO DIA E GENTAMICINA DOSE ÚNICA EM PACIENTES PEDIÁTRICOS COM APENDICITE AGUDA
Data: 05 de novembro de 2025 Horário: 9h Local: Sala de Defesa de Tese do IMIP
Sobre a pesquisa:
A apendicite aguda (AA) é a principal causa de cirurgia abdominal de urgência na infância e adolescência. Sua incidência apresenta variações consideráveis de acordo com a região geográfica, índice de desenvolvimento, sexo e idade.
O objetivo é avaliar a efetividade e a segurança do Metronidazol associado à Gentamicina, na profilaxia pré-operatória da apendicite aguda nãoperfurada (ANP) e no tratamento de apendicite aguda perfurada (AAP) em pacientes pediátricos.
A questão do diagnóstico é desafiadora e necessita de uma abordagem diferenciada, que leve em consideração as particularidades de cada fase do desenvolvimento infantil e as nuances da comunicação com o paciente e seus familiares.
Nesse contexto, surgiu o interesse de realizar um estudo prospectivo em um centro de referência para emergência pediátrica com o propósito de avaliar o tratamento de pacientes submetidos à apendicectomia por apendicite aguda.
Sobre os pesquisadores:
A tese é orientada pela Profa. Dra. Maria Julia Gonçalves de Mello, médica intensivista pediátrica, doutora em Medicina Tropical pelo Centro de Ciências da Saúde da UFPE. Atualmente é docente pesquisadora do Programa de Pós-Graduação stricto sensu em Saúde Integral do IMIP.
A coorientação é da Profa. Dra. Cláudia Corrêa de Araújo, médica, mestra em Saúde da Criança e do Adolescente pela Universidade Federal de Pernambuco. Cirurgiã Pediátrica do Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira (IMIP), na Universidade de Pernambuco e no Hospital da Restauração.
O doutorando Arthur Almeida Aguiar é médico, cirurgião pediátrico do Instituto Materno Infantil de Pernambuco e do Hospital universitário Osvaldo Cruz e tutor de medicina da Faculdade pernambucana de saúde, além de Mestre em Saúde Materno Infantil pelo IMIP.
Convite:
Sua presença é fundamental para fortalecer o debate científico e contribuir com a disseminação do conhecimento sobre práticas inovadoras em cuidados intensivos pediátricos.
Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Saúde Integral – IMIP Formando pesquisadores comprometidos com a transformação social e o cuidado em saúde.


