CIÊNCIA EM PAUTA NO IMIP: Defesa de Tese do doutorado em saúde integral aborda o tratamento neoadjuvante para o câncer de mama

CIÊNCIA EM PAUTA NO IMIP: Defesa de Tese do doutorado em saúde integral aborda o tratamento neoadjuvante para o câncer de mama
Para você que atua na área da saúde e busca aprofundar seus conhecimentos em pesquisa translacional e marcadores prognósticos em oncologia, esta é uma oportunidade imperdível!
O Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Saúde Integral do IMIP convida toda a comunidade acadêmica, científica e os profissionais de saúde para a defesa pública da tese de doutorado da pesquisadora Maria Carolina Gouveia Gonçalves de Oliveira Patriota, que investigou o tratamento neoadjuvante para o câncer de mama.
Título da Tese: APLICABILIDADE DE ESCORES PROGNÓSTICOS NA AVALIAÇÃO DE RESPOSTA DE TUMORES LUMINAIS À QUIMIOTERAPIA NEOADJUVANTE: UMA ANÁLISE EXPLORATÓRIA.
Data: 20 de agosto de 2025
Horário: 14h
Local: Sala de Defesa de Tese do IMIP
Sobre a pesquisa
A pesquisa investiga novas formas de avaliar a resposta ao tratamento em mulheres com câncer de mama do tipo luminal, que apresenta receptores hormonais positivos e não expressa HER2. Esse tipo de tumor costuma responder a terapias antes da cirurgia, chamadas de tratamento neoadjuvante, mas ainda não existe um método único e confiável para medir essa resposta e prever o prognóstico, especialmente quando o resultado não é totalmente favorável.
O estudo comparou três sistemas de avaliação já utilizados — PEPI, CPS+EG e RCB — em 39 pacientes tratadas no IMIP entre 2017 e 2019. Os resultados indicam que o escore PEPI pode ser uma ferramenta promissora para identificar, de forma mais precisa, quais pacientes têm melhor ou pior prognóstico após a quimioterapia antes da cirurgia.
O impacto da pesquisa está na possibilidade de tornar o tratamento mais personalizado, permitindo que médicos ajustem as terapias conforme o risco e as características de cada paciente. Isso pode significar maior eficácia, menos efeitos colaterais desnecessários e melhor qualidade de vida para mulheres com câncer de mama luminal.
Sobre os pesquisadores
A tese é orientada pela Profa. Dra. Ariani Impieri de Souza, médica e docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Saúde Integral do IMIP e do Mestrado Profissional em Cuidados Paliativos do IMIP.
A doutoranda Dra. Maria Carolina Gouveia Gonçalves de Oliveira Patriota é médica. Mastologista do Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira e médica socorrista – SAMU da Prefeitura Municipal de Recife.
O trabalho também contou com a colaboração da Profa. Dra. Candice Amorim de Araújo Lima Santos, médica e Docente Permanente do Programa de Pós-Graduação – Mestrado Profissional em Cuidados Paliativos do IMIP, oncologista da Clínica do Hospital Esperança Recife (integrante da Oncologia DOr PE) e do IMIP.
Sua presença fortalece o debate acadêmico e enriquece o desenvolvimento da ciência voltada para as necessidades reais da população.
Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Saúde Integral – IMIP
Formando pesquisadores comprometidos com a transformação social e o cuidado em saúde.


