CIÊNCIA EM PAUTA NO IMIP: NOVA FERRAMENTA DE INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL PREVÊ PADRÕES DA SÍNDROME RESPIRATÓRIA AGUDA GRAVE EM CRIANÇAS

CIÊNCIA EM PAUTA NO IMIP: NOVA FERRAMENTA DE INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL PREVÊ PADRÕES DA SÍNDROME RESPIRATÓRIA AGUDA GRAVE EM CRIANÇAS

CIÊNCIA EM PAUTA NO IMIP: NOVA FERRAMENTA DE INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL PREVÊ PADRÕES DA SÍNDROME RESPIRATÓRIA AGUDA GRAVE EM CRIANÇAS

Por Juliana Guerra
Compartilhe:

Para você que atua na área da saúde e busca aprofundar seus conhecimentos em saúde e análise de dados sobre síndrome respiratória aguda grave em crianças, esta é uma oportunidade imperdível!

O Programa de Pós-Graduação stricto sensu em Saúde Integral do IMIP convida toda a comunidade acadêmica, científica e os profissionais de saúde para a defesa pública da tese de doutorado de Túlio de Morais Revoredo, que avaliou análise de dados sobre síndrome respiratória aguda grave em crianças de Pernambuco

Título da Tese

FREVO: UM FRAMEWORK CONSTRUÍDO COM BASE NO PRINCÍPIO DA CONTEXTUALIZAÇÃO PARA MINERAÇÃO E PREDIÇÃO DOS DADOS PARA VIGILÂNCIA EPIDEMIOLÓGICA DA SÍNDROME RESPIRATÓRIA AGUDA GRAVE EM PACIENTES PEDIÁTRICOS

Data: 26 de setembro de 2025
Horário: 9h
Local: Sala de Defesa de Tese do IMIP

Sobre a pesquisa

A Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) é uma das principais causas de internação em crianças e traz grandes impactos para famílias e serviços de saúde. Para ajudar a enfrentar esse desafio, foi desenvolvido o FREVO, uma ferramenta de inteligência artificial que analisa dados oficiais de saúde em Pernambuco e gera previsões sobre o número de casos e a necessidade de leitos de UTI.

O sistema já demonstrou boa precisão ao prever internações e identificar crianças com risco de complicações. Além de agilizar o trabalho das equipes de vigilância, o FREVO pode melhorar o planejamento do sistema de saúde e contribuir para salvar vidas.

 Parceria internacional

Um dos grandes diferenciais desta tese é ter sido desenvolvida em parceria com a Universidad Carlos III de Madrid (UC3M), na Espanha, especificamente com o Departamento de Biblioteconomia e Ciência da Informação. Reconhecido internacionalmente, o departamento atua como referência na busca, formulação e disseminação de soluções para os desafios da sociedade relacionados à gestão da informação, por meio de suas atividades de ensino, pesquisa e extensão.

Essa cooperação foi viabilizada pelo Programa Institucional de Doutorado Sanduíche no Exterior (PDSE), que tem desempenhado papel fundamental na internacionalização do Programa de Pós-Graduação em Saúde Integral do IMIP. Por meio dele, consolidam-se redes globais de pesquisa, amplia-se a relevância científica das teses desenvolvidas e fortalece-se o impacto do programa, que passa a contribuir não apenas em nível local e nacional, mas também em escala internacional.

Sobre os pesquisadores

A tese é orientada pelo Prof. Dr. João Guilherme Bezerra Alves, é pediatra e docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Saúde Integral do IMIP. Como também acadêmico da Academia Pernambucana de Medicina e Conselheiro do Conselho Regional de Pernambuco.

O doutorando Túlio de Morais Revoredo, Analista de Inteligência de Negócios do IMIP com Período Sanduíche na Universidad Carlos III de Madrid – UC3M.

O trabalho também contou com a colaboração de referências internacionais:

Profa. Dra. María Luisa Lascurain, édoutora em documentação, professora titular da Universidad Carlos III de Madrid, no Departamento de Biblioteconomia e Documentação. Atua como coordenadora do Programa de Doutorado em Documentação: Arquivos e Bibliotecas no Ambiente Digital e integra o Instituto Interuniversitário de Pesquisa Avançada sobre Avaliação da Ciência e da Universidade (INAECU).  

Prof. Dr. Andrés Pandiella é professor assistente no Departamento de Biblioteconomia y Documentación, Universidad Carlos III de Madrid e coordenador da disciplina “Ciencia de Datos” no Grado en Gestión de la Información y Contenidos Digitales.

Convite

Sua presença fortalece o debate acadêmico e amplia o alcance social e científico desta importante pesquisa. Participe da defesa e conheça de perto um estudo que une ciência, cuidado e internacionalização.

Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Saúde Integral – IMIP
Formando pesquisadores comprometidos com a transformação social e o cuidado em saúde.

Opções de privacidade