Com protagonismo feminino, IMIP premia pesquisadoras na 4ª edição do Prêmio Prof. Malaquias Batista Filho

Com protagonismo feminino, IMIP premia pesquisadoras na 4ª edição do Prêmio Prof. Malaquias Batista Filho
Um pódio composto apenas por mulheres. Foi assim a celebração da 4ª edição do Prêmio Prof. Malaquias Batista Filho, realizada nesta terça-feira (16), premiando as médicas e pesquisadoras Melania Amorim com o primeiro lugar, Jurema Telles na segunda colocação e Maria Júlia em terceiro.



Compuseram a mesa de abertura presidente do IMIP, Silvia Rissin, além de Tereza Campos (superintendente-geral), Eduardo Jorge da Fonseca (superintendente de Ensino, Pesquisa e Inovação), Lígia Câmara (diretora de Pesquisa) e Mozart Sales (secretário de Atenção Especializada à Saúde do Ministério da Saúde).
“O professor Malaquias é um pesquisador com nome internacionalmente conhecido e essa é uma homenagem mais do que justa, incentivando nossos novos pesquisadores”, disse Silvia, que foi complementada por Tereza Campos: “O dia de hoje é mais do que a entrega de um prêmio, mas o exemplo da demonstração do comprometimento do trabalho com a ciência.”
A premiação simboliza o reconhecimento pelo trabalho de excelência e de grande relevância realizado na Instituição através da pesquisa, destacando os trabalhos desenvolvidos entre dezembro de 2024 e dezembro de 2025, valorizando a contribuição para a ciência e a saúde pública.






Ao longo do período avaliado, foram publicados 127 artigos em periódicos científicos de alto impacto, fruto do trabalho de mais de 500 pesquisadores. As métricas utilizadas para a classificação e pontuação do prêmio incluem a quantidade de artigos publicados, o fator de impacto dos periódicos e o número de citações recebidas.
“Uma alegria prestigiar mais um prêmio. Esse é um momento especial, não apenas para celebrar o fim de um ciclo, mas também para reconhecer quem transforma a pesquisa em ação, contribuindo para a saúde da nossa população”, arrematou Eduardo Jorge.
Homenageado
O prêmio homenageia o professor Malaquias Batista Filho, um dos mais renomados pesquisadores do Brasil, cuja trajetória é marcada pela dedicação ao ensino e à pesquisa em saúde pública. Médico de formação, o professor tem sido um protagonista na luta pela segurança alimentar e na promoção de uma saúde mais igualitária, com atenção especial à redução das desigualdades no Nordeste brasileiro.


