Dia da Saúde Ocular: Oftalmologista do IMIP alerta sobre o uso excessivo de telas

Dia da Saúde Ocular: Oftalmologista do IMIP alerta sobre o uso excessivo de telas
Em uma sociedade extremamente exposta à poluição e aos mais variados tipos de tela, chamar a atenção para o cuidado com os olhos têm sido cada vez mais importante. O tema ganha ainda mais visibilidade em julho, já que nesta quinta-feira (10) é comemorado o Dia da Saúde Ocular. O oftalmologista do IMIP, Luciano Lira, alerta sobre os problemas e os cuidados que são importantes tomar.
O uso excessivo de smartphones, computadores e tablets possui grande responsabilidade nos problemas de visão, podendo inclusive fazê-los surgir de maneira precoce. “Olho seco, cansaço visual, dor de cabeça, perda transitória do foco para longe depois do uso prolongado de telas e até o aparecimento de miopia precoce, além do aumento em uma miopia já existente”, explica Luciano Lira, que complementa: “Alguns experimentos sugerem que a exposição à luz azul pode trazer, a longo prazo, comprometimento das células fotorreceptoras da retina (células sensoriais que captam a luz)”.
É importante destacar que, de acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS) e a Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), o uso de telas deve ser evitado para crianças até os dois anos de idade. “Estudos mostram evidências de atraso no desenvolvimento neurológico e cognitivo, além de problemas de visão e distúrbios do sono em crianças expostas às telas”, destaca o médico.
O oftalmologista traz algumas recomendações quanto ao uso responsável desses equipamentos. “É importante fazer pausas regulares ao usar eletrônicos para evitar o cansaço visual, além de ajustar o brilho da tela, procurar piscar com mais frequência e manter o equipamento a uma distância adequada, garantindo assim mais conforto aos olhos. Para as crianças, que passam por maior tempo ocioso no período das férias, é necessário estimular atividades externas, recreativas e lúdicas, que favoreçam a interação social e criativa”, enfatizou.
O alto nível de poluição também é um fator importante no adoecimento ocular, podendo causar irritação nos olhos, sensação de corpo estranho e ressecamento, devido a redução da lubrificação natural. “Lavar os olhos com água limpa e evitar coçar ou esfregar com frequência são hábitos simples, mas que contribuem demais para manter a saúde ocular. Além disso, não esquecer de se consultar com um oftalmologista regularmente”, recomendou Luciano.