Direção do IMIP implanta Time de Cateter

Direção do IMIP implanta Time de Cateter
O IMIP apresentou na manhã desta sexta-feira (24.11) o Time de Cateter, que consiste em uma equipe multidisciplinar especializada no cuidado de acessos vasculares com objetivo de reduzir os indicadores relacionados à infecção associada ao cateter central e otimização no uso dos dispositivos de acesso venoso. A abertura do evento foi realizada pela Superintendente de Atenção à Saúde, Adriana Scavuzzi, durante a reunião clínica da Pediatria no Auditório Alice Figueira.
A Superintendente-Geral do IMIP, Tereza Campos, ressaltou a importância do Time de Cateter para a assistência. “Ter uma equipe exclusiva de terapia intravenosa evita infecções, aumentando a segurança do paciente e garantindo a qualidade da assistência”, disse a gestora. ·
O Time de Cateter do IMIP iniciará suas ações na Neonatologia e Pediatria por meio das Unidades de Terapia Intensiva (Neonatal, Pediátrica, SRAG Pediátrica, Oncopediátrica e Cardiopediátrica). Em seguida, abrangerá todos os setores da Instituição por meio da ampliação da equipe conforme necessário. Outra ação prioritária será a implantação do PICC (cateter central de inserção periférica) nos setores citados, com posterior expansão às outras unidades da pediatria. Hoje, apenas a Oncopediatria e a UTI Neonatal dispõem desses cateteres.
Uma das principais complicações relacionadas aos acessos vasculares é a infecção associada ao cateter central, a qual resulta em prolongamento no tempo de internamento, elevada morbidade e mortalidade, sobretudo nas Unidades de Terapia Intensiva Neonatal e Pediátricas, com elevação dos custos hospitalares.

O acesso consiste desde cateteres venosos periféricos a cateteres venosos centrais, estando envolvida na criação de fluxos para manejo dos dispositivos relacionados à terapia infusional passando pela inserção à manutenção, com intuito de prevenção de complicações e uso racional desses dispositivos.
O Time de Cateter do IMIP é formado por uma equipe multidisciplinar composta pela supervisora Claudiane Ventura (enfermeira especialista em UTI Neonatal), instrutora de inserção e manutenção de PICC, com atuação na Instituição há 26 anos. Tem a coordenação médica de Bellisa Caldas, cirurgiã pediátrica e mestra em Cuidados Intensivos. E pela técnica de enfermagem, Luciana Barbosa, com atuação na UTI Neonatal e há 22 anos no IMIP.
Com atuação conjunta com a Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH), o Núcleo de Qualidade e Segurança e Gerenciamento de Risco, equipes envolvidas na inserção de cateteres centrais, como Cirurgia Pediátrica e Cirurgia Cardíaca Pediátrica, Direções Médica e de Enfermagem, Pediatria e subespecialidades, além do apoio da OPME, Farmácia e Compras, o Time de Cateter surge como uma cooperação dentro do IMIP em prol da segurança do paciente e dos profissionais. Haverá treinamentos, criação de fluxos, validação de materiais, implantação do PICC e avaliação continuada dos setores contemplados e das ações executadas.



