IMIP celebra mais de 10 anos de Saúde Indígena
IMIP celebra mais de 10 anos de Saúde Indígena
Com uma programação extensa, o IMIP celebrou durante todo a terça-feira (21) os mais de 10 anos da Saúde Indígena. Uma construção coletiva de novos conhecimentos, de reaproximação com a nossa história passada, de incorporação de novos saberes e de profundo reconhecimento à valentia e resistência dos povos indígenas. O evento foi aberto por rituais de diversas etnias convocando os encantados.
A mesa de abertura da solenidade foi composta pela Superintendente Geral do IMIP, Dra. Tereza Campos; pelo Secretário Nacional de Saúde Indígena do Ministério da Saúde, Dr. Weibe Tapeba; pela Secretária de Saúde do Estado de Pernambuco, Drª Zilda Cavalcanti; pelo coordenador do Fórum de Presidentes dos Conselhos Distritais de Saúde, Celso Celestino; e pelo cacique Marcus Xucuru.
“Gostaria de agradecer pelo acolhimento. O IMIP tem sido uma Instituição parceira que respeita os modos de vida dos povos indígenas fortalecendo nossa política de saúde indígena”, disse o secretário Weibe Tapeba.
O evento foi uma oportunidade para que as lideranças indígenas, os gestores, os profissionais de saúde e a sociedade em geral conheçam essa importante história, seus propósitos, seus atores e seu alcance.
“Esse é um momento de celebração. A presença nesse auditório demonstra a responsabilidade e compromisso do IMIP. Somos uma casa que cuida da saúde de todos”, afirmou Tereza Campos.
Na ocasião, Tereza Campos apresentou a revista Saúde Indígena: Uma história bem-sucedida, seguido pelo vídeo comemorativo aos mais de 10 anos de saúde indígena.
A progamação foi preenchida com uma mesa redonda com o tema “Direito dos Povos Indígenas: desafios e perspectivas no governo atual”, que teve como conferencista Ricardo Weibe, além da roda de conversa sobre a “Saúde Indígena no Nordeste: trajetórias construídas e caminhos a seguir”. Ao final, o IMIP apresentou a agenda da Instituição para a Saúde Indígena em 2024.