IMIP lança os livros “Manual de puericultura” e “Ginecologia Ambulatorial” em parceria com a ArtMed
IMIP lança os livros “Manual de puericultura” e “Ginecologia Ambulatorial” em parceria com a ArtMed
O Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira (IMIP) lançou, nesta quarta-feira (11), o livro “Manual de puericultura: os 1.100 dias de ouro do bebê (2024)”, das médicas da Pediatria e Saúde Indígena, Amanda Crespo Forne, Juliana de Albuquerque e Lúcia Helena Guimarães. Esta é a primeira publicação do IMIP em parceria com a Editora ArtMed. O lançamento foi realizado na Sala de Defesa de Teses da instituição e contou com a presença de Silvia Rissin, presidente do IMIP; Fernando Augusto Figueira, superintendente de Ensino, Pesquisa e Inovação; e Tereza Campos, superintendente-geral do IMIP.
O manual compreende tudo sobre a saúde infantil e tem como objetivo ser um guia de consulta rápida para puericultores: médicos e enfermeiros em formação, especialização ou profissionais. Com linguagem acessível e amplamente ilustrado, aborda temas como crescimento, desenvolvimento, amamentação, alimentação complementar, suplementação, sono e imunização, além de consulta pediátrica pré-natal, dinâmica familiar, parentalidade positiva, uso de telas e brincar livre na natureza, tópicos que edificam a base da puericultura.
“O professor Fernando Figueira estimulava muito a produção literária do IMIP e sempre considerava um passo à frente quando tínhamos um lançamento. Ele estaria muito feliz hoje”, celebrou Silvia Rissin.
Na ocasião, também em parceria com a ArtMed, foi realizado o lançamento do livro “Ginecologia Ambulatorial: um guia para o cuidado da saúde da mulher ao longo do ciclo vital (2024)”, das médicas da Ginecologia e Obstetrícia, Flávia Anchielle, Gláucia Guerra e Cinthia Komuro.
A obra busca remontar a importância da atenção à mulher durante todas as fases da vida, fornecendo este guia de boas práticas nos principais problemas que afetam a saúde das mulheres. Sua relevância certamente caracterizará referência inestimável para estudantes, médicos, enfermeiros e todos os profissionais de saúde que se dedicam a fornecer cuidados compassivos e eficazes.
“Precisamos formar profissionais para dar assistência de qualidade para a população e continuar prestando todo apoio aos nossos bebês e crianças”, destacou Gláucia. Os títulos estão sendo vendidos na sede da Fundação Alice Figueira de Apoio ao IMIP (FAF), e também podem ser adquiridos nas grandes livrarias do país.