IMIP lança Protocolo de Sepse Pediátrico

IMIP lança Protocolo de Sepse Pediátrico

IMIP lança Protocolo de Sepse Pediátrico

Por Juliana Guerra
Compartilhe:

O IMIP lançou o Protocolo de Sepse Pediátrico IMIP na tradicional reunião clínica de pediatria, na manhã desta sexta-feira (06.10), no Auditório Alice Figueira. O evento foi aberto pela diretora médica da Instituição, Flávia Anchielle, que falou da importância do momento e da prioridade que o IMIP tem dado à segurança do paciente.

Em seguida, a coordenadora da Emergência Pediátrica, Ana Carolina Brainer, proferiu uma palestra sobre a Sepse (conhecida como infecção generalizada) na infância, dizendo que criança não é um adulto pequeno. “A criança tem particularidades específicas. Por isso, a necessidade de um protocolo pediátrico”, pontuou. A médica mostrou um dado alarmante: uma em cada cinco mortes no mundo está associação a Sepse.

Sepse, conhecida como infecção generalizada ou septicemia é, na verdade, uma resposta inadequada do organismo contra uma infecção que pode estar localizada em qualquer órgão e ser provocada por bactérias, fungos, protozoários ou vírus. Qualquer tipo de infecção pode evoluir para sepse, sendo as mais comuns a pneumonia, infecções abdominais e urinárias.

O lançamento da Protocolo da Sepse Pediátrico faz parte das ações do Núcleo de Qualidade e Segurança do Paciente.