IMIP participa do lançamento da Iniciativa Global para Diagnóstico Precoce do Câncer Infantil em Pernambuco 

IMIP participa do lançamento da Iniciativa Global para Diagnóstico Precoce do Câncer Infantil em Pernambuco 

IMIP participa do lançamento da Iniciativa Global para Diagnóstico Precoce do Câncer Infantil em Pernambuco 

Por Isis Lima
Compartilhe:

A diretora Médica do IMIP, Flávia Anchielle, e a coordenadora da Oncologia Pediátrica do Instituto, Mecneide Mendes, participaram na última terça-feira (12) do lançamento da Iniciativa Global para Diagnóstico Precoce do Câncer Infantil em Pernambuco, entidade federativa escolhida pela Organização Panamericana de Saúde (OPAS) para dar início às ações do projeto no Brasil.  

A iniciativa foi lançada, em 2018, para apoiar os países no fortalecimento de seus sistemas de saúde, com o objetivo de aumentar o índice de cura mundial do câncer infantil. O Brasil passou a integrá-la formalmente em 2021.  

Na ocasião, gestores do Sistema Único de Saúde (SUS) e hospitais especializados firmaram compromisso para aumentar as chances de cura de crianças e adolescentes com câncer.  

A implementação da estratégia de promoção de diagnóstico precoce em Pernambuco está estimada para quatro anos e setembro foi escolhido para o mês do lançamento, como parte das ações do setembro dourado. 

Como o câncer infantil não tem prevenção, o diagnóstico precoce é a única medida eficaz para aumentar suas chances de cura, que podem ultrapassar 80% com o encaminhamento em tempo oportuno para o tratamento adequado. 

Além do IMIP, também participarão da iniciativa o Hospital de Câncer de Pernambuco, Oswaldo Cruz (HUOC) e o Hospital Dom Tomáz, de Petrolina. A sociedade civil local será representada pelo Grupo de Ajuda à Criança Carente com Câncer de Pernambuco (GAC-PE) e Núcleo de Apoio à Criança com Câncer (NACC). 

Oncologia Pediátrica do IMIP

Criada em 1994, a Oncologia Pediátrica do IMIP é responsável pelo atendimento de 65% dos pacientes pediátricos diagnosticados com câncer em Pernambuco. O serviço realiza cerca de 1.500 consultas por mês de crianças com suspeita ou diagnóstico de câncer infantojuvenil.    

O serviço garante o atendimento médico capacidade para acolher 31 crianças e adolescentes em leitos de enfermaria, além de seis na UTI. Além do atendimento médico específico, os pacientes recebem o tratamento de suporte, que compreende o atendimento psicossocial, terapêutico, odontológico e educativo.