IMIP realiza entrega da 3ª edição do Prêmio Prof. Malaquias Batista Filho

IMIP realiza entrega da 3ª edição do Prêmio Prof. Malaquias Batista Filho

IMIP realiza entrega da 3ª edição do Prêmio Prof. Malaquias Batista Filho

Por Natália Santos
Compartilhe:

Nesta segunda-feira (09), o IMIP realizou a cerimônia de entrega da 3ª edição do Prêmio Prof. Malaquias Batista Filho. A premiação reconhece os pesquisadores do IMIP que mais se destacaram entre dezembro de 2023 e novembro de 2024, valorizando a contribuição para a ciência e a saúde pública. A solenidade premiou a biomédica Leuridan Torres em primeiro lugar, tendo 9 artigos contabilizados; o médico Paulo Frias com a segunda colocação, com 8 artigos; e a fisioterapeuta cardiorrespiratória, Lívia Andrade, com 7 artigos, fechando o pódio. 

Ao longo do período avaliado, foram publicados 140 artigos em periódicos científicos de alto impacto, fruto do trabalho de mais de 100 pesquisadores e da colaboração com mais de 50 instituições parceiras. As métricas utilizadas para a classificação e pontuação do prêmio incluem a quantidade de artigos publicados, o fator de impacto dos periódicos e o número de citações recebidas.

“Estou muito feliz e emocionada. É sempre uma realização para nós que somos pesquisadores quando somos reconhecidos. São muitas noites e finais de semana na batalha da pesquisa, mas vale super a pena”, comemorou Leuridan. “Queria agradecer a oportunidade de ter sido acolhido nessa instituição. Ter o nome do Professor Malaquias nessa premiação tem uma simbologia muito especial para mim”, falou Paulo Frias, que foi complementado por Lívia Andrade: “Tenho um amor muito grande por tudo o que faço. Essa é uma alegria muito grande para mim.”

O prêmio homenageia o professor Malaquias Batista Filho, um dos mais renomados pesquisadores do Brasil, cuja trajetória é marcada pela dedicação ao ensino e à pesquisa em saúde pública. Médico de formação, o professor tem sido um protagonista na luta pela segurança alimentar e na promoção de uma saúde mais igualitária, com atenção especial à redução das desigualdades no Nordeste brasileiro.

“O professor Fernando Figueira era um inquieto, que estava sempre cheio de ideias e projetos na cabeça. E ele conversava muito com o Professor Malaquias, a quem hoje homenageamos em forma de prêmio, algo mais do que justo por toda a sua contribuição”, afirmou Silvia Rissin, presidente do IMIP. “Esse prêmio é a materialização do reconhecimento para aqueles que continuam construindo e nos entregando tanto por meio da pesquisa”, emendou Fernando Augusto Figueira, superintendente de Ensino, Pesquisa e Inovação da instituição. 

Além de uma placa comemorativa, os três primeiros colocados receberam prêmios que auxiliam em suas atividades acadêmicas e científicas: um notebook para o primeiro lugar, um tablet para o segundo e um Kindle para o terceiro. O Prêmio Prof. Malaquias Batista Filho reforça o compromisso do IMIP com a pesquisa de qualidade, celebrando as conquistas daqueles que impulsionam o conhecimento científico e a transformação social por meio da ciência.