IMIP realiza entrega da 3ª edição do Prêmio Prof. Malaquias Batista Filho
IMIP realiza entrega da 3ª edição do Prêmio Prof. Malaquias Batista Filho
Nesta segunda-feira (09), o IMIP realizou a cerimônia de entrega da 3ª edição do Prêmio Prof. Malaquias Batista Filho. A premiação reconhece os pesquisadores do IMIP que mais se destacaram entre dezembro de 2023 e novembro de 2024, valorizando a contribuição para a ciência e a saúde pública. A solenidade premiou a biomédica Leuridan Torres em primeiro lugar, tendo 9 artigos contabilizados; o médico Paulo Frias com a segunda colocação, com 8 artigos; e a fisioterapeuta cardiorrespiratória, Lívia Andrade, com 7 artigos, fechando o pódio.
Ao longo do período avaliado, foram publicados 140 artigos em periódicos científicos de alto impacto, fruto do trabalho de mais de 100 pesquisadores e da colaboração com mais de 50 instituições parceiras. As métricas utilizadas para a classificação e pontuação do prêmio incluem a quantidade de artigos publicados, o fator de impacto dos periódicos e o número de citações recebidas.
“Estou muito feliz e emocionada. É sempre uma realização para nós que somos pesquisadores quando somos reconhecidos. São muitas noites e finais de semana na batalha da pesquisa, mas vale super a pena”, comemorou Leuridan. “Queria agradecer a oportunidade de ter sido acolhido nessa instituição. Ter o nome do Professor Malaquias nessa premiação tem uma simbologia muito especial para mim”, falou Paulo Frias, que foi complementado por Lívia Andrade: “Tenho um amor muito grande por tudo o que faço. Essa é uma alegria muito grande para mim.”
O prêmio homenageia o professor Malaquias Batista Filho, um dos mais renomados pesquisadores do Brasil, cuja trajetória é marcada pela dedicação ao ensino e à pesquisa em saúde pública. Médico de formação, o professor tem sido um protagonista na luta pela segurança alimentar e na promoção de uma saúde mais igualitária, com atenção especial à redução das desigualdades no Nordeste brasileiro.
“O professor Fernando Figueira era um inquieto, que estava sempre cheio de ideias e projetos na cabeça. E ele conversava muito com o Professor Malaquias, a quem hoje homenageamos em forma de prêmio, algo mais do que justo por toda a sua contribuição”, afirmou Silvia Rissin, presidente do IMIP. “Esse prêmio é a materialização do reconhecimento para aqueles que continuam construindo e nos entregando tanto por meio da pesquisa”, emendou Fernando Augusto Figueira, superintendente de Ensino, Pesquisa e Inovação da instituição.
Além de uma placa comemorativa, os três primeiros colocados receberam prêmios que auxiliam em suas atividades acadêmicas e científicas: um notebook para o primeiro lugar, um tablet para o segundo e um Kindle para o terceiro. O Prêmio Prof. Malaquias Batista Filho reforça o compromisso do IMIP com a pesquisa de qualidade, celebrando as conquistas daqueles que impulsionam o conhecimento científico e a transformação social por meio da ciência.