IMIP realizou conferência em alusão ao Dia Mundial dos Cuidados Paliativos

IMIP realizou conferência em alusão ao Dia Mundial dos Cuidados Paliativos

IMIP realizou conferência em alusão ao Dia Mundial dos Cuidados Paliativos

Por Isis Lima
Compartilhe:

O IMIP realizou na manhã desta quarta-feira (04) conferência em alusão ao Dia Mundial de Cuidados Paliativos comemorado anualmente no segundo sábado de outubro. A superintendente de Atenção à Saúde do IMIP, Adriana Scavuzzi, destacou a base humanística da equipe multidisciplinar da instituição. “É de grande importância termos um momento como esse para conscientizar acerca das boas práticas dos cuidados paliativos”, disse.

Com o objetivo de defender os melhores serviços da área em todo o mundo, o tema escolhido pela Organização Internacional Não Governamental de Cuidados Paliativos para 2023 foi “Comunidades Compassivas: Juntos pelos Cuidados Paliativos”. A vice-presidente da Academia Nacional de Cuidados Paliativos (ANCP), Thais Gonçalves, ressaltou a excelência de Pernambuco na formação. “Por isso, precisamos fomentar espaços em diferentes níveis da assistência”, comentou.

O evento contou com a presença da Secretária Estadual de Saúde de Pernambuco, Zilda Cavalcanti, que atuou no serviço de Cuidados Paliativos do IMIP antes de comandar a pasta da saúde. “É muito significante voltar para a minha casa. Tenho como lema viver um dia de cada vez e ofertar a melhor assistência possível”, disse a secretária reforçando a necessidade da capacitação de pessoal para essa área. Sensível às demandas dos Cuidados Paliativos, a superintendente geral do IMIP, Tereza Campos, falou da atuação institucional. “Nossos espaços de encontro alinham interesses e necessidades. Estamos falando da importância do olhar do cuidado e da atenção. Nossa equipe é sensibilizada, compassiva e aberta para dar conta da demanda”, disse a gestora.

Após a solenidade de abertura, a médica e coordenadora do Serviço de Cuidados Paliativos do IMIP, Mirella Rebello proferiu a conferência “Cuidados Paliativos do Hospital à Comunidade: O Poder do Cuidado Compassivo”. Os Cuidados Paliativos têm como propósito abordar a importância acerca da melhoria da qualidade de vida das pessoas que enfrentam doenças graves, não apenas no final da vida, mas durante toda a trajetória da doença, desde o diagnóstico – incluindo a saúde e o bem-estar dos familiares e cuidadores – até o suporte à dor física do paciente e ao sofrimento dos que ficam no momento do luto.

Opções de privacidade