IMIP recebe visita de representantes do Ministério da Saúde da Angola

IMIP recebe visita de representantes do Ministério da Saúde da Angola

IMIP recebe visita de representantes do Ministério da Saúde da Angola

Por Isis Lima
Compartilhe:

Formar profissionais de saúde qualificados e preparados para assistir à população está na missão do IMIP. A expertise da Instituição tem ampliado as relações com instituições estrangeiras. Nesta quinta-feira (23), representantes do Ministério da Saúde de Angola, e que também integram a diretoria do Complexo Hospitalar de Doenças Cardiopulmonares Cardeal Dom Alexandre do Nascimento (CHDCP), em Luanda, visitaram o Instituto para estreitar a parceria.

A comitiva, composta pelo Diretor Geral do CHDCP, Carlos Alberto Masseca, o diretor de cirurgia cardíaca da Instituição, Valdano Manoel, e o diretor científico do hospital, D’jamel Kitumba, foi recebida pela diretoria do IMIP: a presidente do IMIP, Silvia Rissin; a Superintendente Geral da Instituição, Tereza Campos; o Superintendente de Ensino e Pesquisa, Fernando Augusto Figueira; e a Superintendente de Atenção à Saúde, Adriana Scavuzzi; além do assessor de Cooperação Internacional do IMIP, Jailson Correia.

A presidente deu as boas-vindas ao grupo e, em seguida, Tereza Campos apresentou o IMIP, os grandes números da assistência, ensino, pesquisa e extensão da Instituição, além de destacar a troca mútua de experiências e de aprendizado existente nas cooperações com outros países.

Fernando Augusto lembrou da tradição do IMIP em colaborar com Angola e reforçou que a parceria com o CHCP já vem sendo articulada e discutida há algum tempo. O superintendente apresentou ainda a oferta de vagas para pós-graduação stricto sensu para estudantes angolanos e das perspectivas otimistas para o futuro. Além de Angola, a expectativa é de ampliar a cooperação solidária com os países lusófonos, especialmente localizados em território africano.

Os visitantes foram unânimes quanto à necessidade de qualificar a formação dos profissionais de saúde angolanos e à carência existente no país. Masseca citou o acordo de cooperação de alto nível que os governos de Brasil e Angola estão articulando para ser lançado em breve e reiterou que enxerga o IMIP como um importante parceiro nessa força-tarefa de formar milhares de equipes de saúde e de atenção especializadas no país.

Essa foi apenas uma das etapas da colaboração que, em breve, cumprirá novas etapas. A expectativa é de que o IMIP receba os novos estagiários a partir de 2024.

Opções de privacidade