Museu do IMIP: 15 anos de história

Museu do IMIP: 15 anos de história
O Museu do IMIP celebra 15 anos de existência neste sábado (22). A data marca não apenas a comemoração por ser um local repleto de histórias da Instituição e do fundador, o Professor Fernando Figueira, também também por ter se tornado guardião de um acervo histórico para a medicina pernambucana.
O local funcional dentro do centenário prédio do Pedro II e carrega materiais que marcam a evolução da medicina no contexto estadual. No acervo é possível contemplar o primeiro bisturi elétrico de Pernambuco, importado da Alemanha na década de 80. O item foi doado pelo médico e cirurgião do IMIP, Cristiano Souza Leão, e pertencia ao pai, o também médico Caio Souza Leão. Além disso, o visitante também terá acesso a um kit para tratamento vascular do médico João Ricardo Tavares de Lima, Anais da Academia Pernambucana de Medicina, o livro de 1960 da História da Medicina em Pernambuco, do autor Leduar de Assis Rocha, e cartões postais de 1911 do Pedro II.



O local possui ainda a Sala de Vídeo, Sala IMIP e Sala Fernando Figueira, expondo painéis com publicações científicas, prêmios recebidos pela instituição, documentos e fotografias, biografias de pessoas importantes para o IMIP, instrumentos médicos utilizados antigamente, entre outros objetos. A história do professor Fernando Figueira também é mostrada, tanto no âmbito pessoal, como profissional, com objetos pessoais, livros, trabalhos científicos e demais lembranças.
“Criar lugares de preservação da memória é importante para manter a identidade cultural de um povo, honrar o passado e investir no futuro”, destacou Mariana Dantas, Historiadora e coordenadora do Museu do IMIP desde a fundação.



