No mês de incentivo à doação de órgãos, IMIP ultrapassa marca dos 5 mil transplantes realizados

No mês de incentivo à doação de órgãos, IMIP ultrapassa marca dos 5 mil transplantes realizados

No mês de incentivo à doação de órgãos, IMIP ultrapassa marca dos 5 mil transplantes realizados

Por Isis Lima
Compartilhe:

Considerado o maior centro de transplantes do Norte e Nordeste, o Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira (IMIP) ultrapassou a marca dos 5 mil transplantes esse mês, marcado pela campanha Setembro Verde, mobilização que anualmente sensibiliza a sociedade sobre a importância da doação de órgãos e tecidos. 

Entre os dias 25 e 30 de setembro, o IMIP realizará uma semana inteira de atividades em alusão ao Dia Nacional da Doação de Órgãos (27/09) e ao Setembro Verde. A programação terá início na segunda-feira (25), com a distribuição em todo o hospital de folder informativo sobre doação de órgãos e lacinhos verdes para identificar profissionais e população que abraçam a causa da doação. 

Na terça-feira (26), a partir das 9h30, haverá uma roda de conversa sobre o tema no Espaço Ciência e Cultura do IMIP. A abertura da atividade contará com a apresentação musical da banda Novos Boêmios. O evento contará com um momento especial proporcionado pela equipe da Polícia Rodoviária Federal (PRF), Instituição que tem desenvolvido trabalho essencial na captação de órgãos para transplantes. A corporação realizará um sobrevoo de helicóptero, com lançamento de pétalas de rosas sobre os espelhos d’água no prédio Pedro II, uma forma de homenagear os doadores e seus familiares.       

Na quinta-feira (28), 9h, funcionários e residentes participarão de palestras para discutir a importância da doação de órgãos para a redução da espera lista de transplantes.   

No Sábado (30), a partir das 8h, a equipe do IMIP estará na Praia de Boa Viagem realizando uma ação com distribuição de materiais com informações referentes ao processo de doação de órgãos. 

IMIP: NÚMERO 1 EM TRANSPLANTES   

A Unidade Geral de Transplantes (UGT) do IMIP teve início em 2007, com a realização apenas de transplante renal adulto e pediátrico. Atualmente, o serviço realiza também transplantes hepático, cardíaco, córneas, medula e, simultaneamente, rim/pâncreas, rim/coração e rim/fígado.   

Até 20 de setembro de 2023, 5.016 transplantes já foram realizados pela Instituição, colocando o IMIP como número 1 em transplantes no Norte e Nordeste. Apesar dos números exitosos, a doação de órgãos ainda enfrenta barreiras devido à falta de informação da sociedade.   

Recentemente, o transplante cardíaco realizado pelo apresentador Fausto Silva gerou um grande número de informações equivocadas sobre o processo de doação, captação e transplante.   

“Ultimamente, uma boa parte da população está com dúvidas sobre como funciona o transplante. Primeiramente, não existe uma fila de transplante: uma fila significa um lugar garantido. O que existe é uma lista de receptores a espera de um órgão, que serão selecionados para receber estes órgãos com base em critérios extremamente rígidos de potenciais receptores de órgãos”, detalha o coordenador da UGT do IMIP, Amaro Medeiros.   

Ele acrescenta que são levados em consideração diversos fatores para a “posição” do paciente da lista, sendo o principal deles a gravidade do paciente. “Eventualmente, surge a informação sobre pessoas que supostamente furaram a ‘fila’. Ao invés de estarmos preocupados com essas fake news, é necessário que a gente se preocupe em aumentar o número de doadores”, pontua o médico.   

O coordenador da Unidade Geral de Transplantes do IMIP, Amaro Medeiros, reforça a importância de toda a sociedade estar comprometida com a doação já que a taxa de recusa da família ainda é de cerca de 50%, conforme dados da Central de Transplantes de Pernambuco.  

“A grande maioria de pacientes necessita de rim ou de córnea. O IMIP, centro transplantador de excelência, convoca a sociedade a continuar ajudando essa população. Não existe transplante sem doação. Exerça seu direito de ser solidário. Doe órgãos”, diz o médico.  

Confira a programação completa:

Opções de privacidade