Profissionais do IMIP celebram 20 anos da clínica médica
Profissionais do IMIP celebram 20 anos da clínica médica
Para celebrar e homenagear os 20 anos do Serviço de Clínica Médica, o IMIP realizou na manhã desta quarta-feira (28) cerimônia especial com a Aula Magna “O papel e perspectivas de atuação do clínico no cenário SUS” ministrada pela preceptora, formada no serviço, Miriam Barreto. Com mesa composta pela direção do IMIP, a solenidade foi aberta pela presidente, Silvia Rissin, que falou do significado da data. “O serviço deu uma amplitude ao IMIP no que diz respeito à integralidade do cuidado”, disse.
Coordenada pelo médico Flávio Pacheco, a clínica médica do IMIP faz parte essencial das atividades do complexo, com 48 leitos de enfermaria, quase 2 mil atendimentos de urgência e mais de 1000 atendimentos ambulatoriais mensais. Durante a pandemia da COVID-19, o serviço foi mais uma vez fundamental para a instituição, tendo desenvolvido protocolos de atendimento e ajudado na estruturação das UTIs respiratórias.
Esse feito da clínica médica na pandemia foi bastante referenciado nas falas dos gestores, que se comoveram com a equipe aguerrida do serviço. “Essa celebração de hoje traz um misto de emoções que faz parte de uma história que tem um marco com a instituição da clínica médica”, disse Tereza Campos. A gestora lembrou ainda do legado de Antônio Carlos Figueira sobre a importância de implantar uma clínica médica forte, com pesquisa e assistência, no contexto da integralidade.
Além da assistência, o serviço é referência no ensino, tanto na graduação (iniciada em 2011 com a primeira turma de internos da FPS), como na pós graduação, com a residência iniciada em 2007. “Nossos egressos desempenham funções de liderança e destaque, tanto no IMIP quanto em outros serviços da saúde pública e suplementar”, afirmou Flávio Pacheco.
Após a solenidade de abertura, Márcio Sanctos fez uma breve apresentaçãoda Clínica Médica, que iniciou suas atividades em 2004, num momento de transição da instituição, que até então tinha a saúde materno-infantil como atuação primordial. Sob coordenação dele, foram iniciados os atendimentos para pacientes internados no Oscar Coutinho e atendimentos de urgência no Serviço de Pronto Atendimento (SPA).
Hoje, o IMIP é referência não só para Pernambuco como para o Nordeste. A equipe é formada integralmente por internistas e, em sua maioria, formados na casa. Além de Márcio, que foi o responsável por montar a primeira equipe e estruturar o serviço, o clínico Dr. Paulo Sampaio, que durante 10 anos coordenou com maestria o serviço, tendo se aposentado recentemente, teve um papel de destaque no serviço, assim como o Dr. Paulo de Tasso, que continua atuante na instituição, assim como tantos outros.