Setembro Verde: IMIP leva ação de conscientização sobre doação de órgãos para as ruas do Recife

Setembro Verde: IMIP leva ação de conscientização sobre doação de órgãos para as ruas do Recife

Setembro Verde: IMIP leva ação de conscientização sobre doação de órgãos para as ruas do Recife

Por Natália Santos
Compartilhe:

Ciente de que uma simples conversa é capaz de salvar vidas, o IMIP levou às ruas o debate sobre a doação de órgãos. A ação foi realizada no último domingo (14), no Bairro do Recife, reforçando o papel da instituição como referência em saúde e humanização. Estiveram presentes na iniciativa a superintendente-geral do IMIP, Tereza Campos, a superintendente de Atenção à Saúde, Adriana Scavuzzi, e a diretora Multiprofissional, Larissa Viana. 

“O IMIP é considerado um dos maiores centros transplantadores do país e por isso decidimos vir às ruas para falar sobre esse ato de solidariedade e mobilizar a sociedade em prol dessa causa. Órgãos salvam vidas, então é importante que a população tenha essa consciência. Agradecemos a cada um que já estabeleceu a doação de órgãos como um ato de amor”, destacou Tereza Campos. 

Além de interagir através de jogos lúdicos, que trouxeram ainda mais conhecimento sobre o tema, o público ainda contou com os serviços de aferição de pressão arterial e testes de glicose, promovendo cuidado com a saúde de forma leve e acessível. “Esse é um movimento muito importante e o IMIP não poderia ficar de fora. A Instituição têm um alto volume de alta complexidade envolvendo transplantes, então viemos às ruas reforçar a importância dessa doação e reforçar que um único doador pode salvar até 8 vidas”, enfatizou Adriana Scavuzzi. 

Outro destaque da ação foi a instalação de uma “Árvore da Vida”, uma experiência imersiva e emocional que convidou os visitantes a refletirem sobre o impacto da doação de órgãos. A proposta foi tocar corações e inspirar decisões que podem salvar diversas vidas. “Essa é uma ação muito especial, pois reforça dois pilares essenciais do IMIP: formar pessoas e prestar assistência de qualidade. Através da iniciativa, diversas pessoas puderam receber informação e entender um pouco mais sobre a importância de conversar a família e sinalizar o interesse de doar órgãos”, celebrou o diretor de Marketing do IMIP, Paulo Sedicias.

A diretora Multiprofissional, Larissa Viana, também reafirmou a importância da ação. “Esse é um compromisso que o IMIP tem todos os anos de usar a data para tratar com a sociedade de um diálogo tão importante. Estamos ainda mais felizes por chegar a um lugar de grande circulação para conseguir impactar várias pessoas”, complementou.

Entre os transplantes que o IMIP mais realizou em 2025, até o momento, está o de córneas, com 95 pacientes agraciados. Um deles é Drielly Chaves, de 32 anos, que passou pelo procedimento no mês de junho. Contemplando a ação, ela fez questão de falar do impacto que a doação teve na vida dela. “Saber que a minha vez chegou foi um mix de emoções, eu esperava muito por isso. Quando fiz a cirurgia, retirei o curativo e percebi que já estava enxergando um pouco, foi só alegria. Sempre disse na minha casa que seria doadora de órgãos, mesmo antes de saber que eu iria precisar de doação um dia. Foi a generosidade de alguém que impactou a minha vida”, arrematou Drielly, que aguarda mais uma córnea para realizar o procedimento no olho esquerdo.

Opções de privacidade