Tereza Campos participa do Seminário de Acolhimento para Gestores de Saúde, em Gravatá

Tereza Campos participa do Seminário de Acolhimento para Gestores de Saúde, em Gravatá

Tereza Campos participa do Seminário de Acolhimento para Gestores de Saúde, em Gravatá

Por Juliana Guerra
Compartilhe:

A superintendente-geral do IMIP, Tereza Campos, participou do Seminário de Acolhimento aos Novos Gestores Municipais de Saúde de Pernambuco, promovido pelo COSEMS-PE, no dia 10, em Gravatá. O evento reuniu mais de 500 participantes, entre gestores e técnicos, para estimular a troca de experiências, fortalecer o SUS e aprimorar as políticas públicas de saúde.

A cerimônia de abertura contou com a presença de importantes nomes da saúde pública, como Artur Amorim, presidente do COSEMS-PE; Hisham Mohamad, presidente do CONASEMS; Mozart Sales, assessor especial da Secretaria de Relações Institucionais da Presidência da República; Felipe Proenço de Oliveira, secretário de Atenção Primária à Saúde do Ministério da Saúde; Rosano Carvalho, superintendente do Ministério da Saúde em Pernambuco; Zilda do Rego Cavalcanti, secretária estadual de Saúde de Pernambuco; Dra. Socorro Gross Galiano, representante da OPAS/OMS no Brasil; Sônia Maria Pinto, presidente do Conselho Estadual de Saúde; além dos prefeitos Joselito Gomes (Gravatá) e Orlando Jorge (Limoeiro).

“Discutir temas como responsabilidade dos gestores, regionalização da saúde e financiamento traz segurança e capacitação para aprimorar a qualidade de vida da população usuária do SUS”, disse Tereza Campos.

Durante o evento, foram entregues os troféus Flor de Mandacaru, símbolo de resistência e esperança no Nordeste brasileiro, a profissionais que se destacam na luta pela saúde pública. Entre os homenageados estavam Artur Amorim, presidente do COSEMS-PE; Dra. Zilda do Rego Cavalcanti, secretária estadual de Saúde de Pernambuco; Dra. Tereza Campos, superintendente do IMIP; e Dra. Socorro Gross Galiano, representante da OPAS/OMS no Brasil.

A premiação foi criada em 2023 pelo Observatório Translacional de Oncologia do IMIP, que instituiu a Medalha Flor do Mandacaru – Tributo ao Mérito do Combate à Iniquidade na Prevenção e no Cuidado do Câncer em Pernambuco. A honraria homenageia profissionais que atuam na redução das desigualdades no cuidado oncológico, com destaque para o câncer de colo do útero, uma das maiores expressões da iniquidade em saúde.

“Homenageamos profissionais que apoiam a iniciativa Programa Útero é Vida e estamos criando um selo de reconhecimento para instituições que se engajarem ativamente na iniciativa global de eliminação do câncer de colo uterino como problema de saúde pública”, destacou Jurema Telles, coordenadora do Observatório de Iniquidade do IMIP.

O prêmio Flor de Mandacaru representa a força e a resiliência no enfrentamento das desigualdades no acesso à saúde, inspirando ações voltadas à prevenção e ao cuidado do câncer.

Opções de privacidade