Construção coletiva de uma história de conquistas e desafios
Desde 2005, o IMIP tem papel fundamental no cuidado à saúde das populações indígenas, por meio do acordo firmado com a Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS) e Ministério da Saúde. A contratação de profissionais indígenas, detentores dos saberes e fazeres tradicionais, somados a outras diversidades culturais e sociais que incluem idade, sexo, raça, orientação sexual, educação, origens e outras culturas, tem tornado o IMIP uma instituição democrática e inclusiva que prioriza a soma de conhecimentos, habilidades e produções de práticas diferenciadas de cuidado e de atenção integral à saúde, mais contextualizadas e orientadas para soluções dos problemas vivenciados pelos povos indígenas.
Até 2023, mais de 2.500 profissionais foram contratados pelo IMIP. Desses, aproximadamente 70% são indígenas que atuam em diversas categorias profissionais (enfermeiros, assistente sociais, cirurgiões dentistas, técnicos de enfermagem, agentes indígenas de saúde, entre outros), e atendem a uma população de aproximadamente 196 mil indígenas, distribuídos em vários municípios do Nordeste.
Do início do convênio até 2023, foram realizados mais de 3 milhões de atendimentos pelas Equipes Multidisciplinares de Saúde Indígena.
A construção dessa sólida história do IMIP junto aos povos indígenas tem várias mãos. Mãos determinadas e fortes de mulheres e homens que se dedicam a lutar pela dignidade, pelo direito, pela cidadania, pela saúde e pela vida das pessoas em situação de diversas vulnerabilidades sociais.
Veja mais notícias:
https://imip.org.br/noticias/imip-promove-colegiado-de-saude-indigena/
https://imip.org.br/noticias/imip-celebra-10-anos-de-saude-indigena/