Formação de profissionais para atuarem com ensino, pesquisa, planejamento e gestão de serviços, no campo da avaliação em saúde
Mestrado Profissional em Avaliação em Saúde
O Programa de Pós-Graduação em Avaliação em Saúde do IMIP, reconhecido com conceito 5 pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), foi aprovado pela Capes em 2009 e iniciado o 1º ano letivo em maio de 2010 com o Curso de Mestrado Profissional em Avaliação em Saúde. O curso possui entrada de nova turma a cada dois anos.
O contexto institucional para o desenvolvimento e consolidação do Programa no IMIP é favorável. O IMIP possui o Grupo de Estudos de Gestão e Avaliação em Saúde (GEAS), cadastrado no Diretório de Grupos de Pesquisa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) desde 1999. Este grupo representa um campo de pesquisa e formação na área de avaliação em saúde, sendo composto por pesquisadores doutores, mestres e especialistas que integram o corpo docente permanente e colaborador do Programa de Pós-Graduação em Avaliação em Saúde.
O GEAS atua no desenvolvimento teórico e prático do campo da avaliação em saúde. Desenvolve suas atividades em parceria com instituições nacionais e internacionais, tendo as seguintes áreas de atuação: (i) desenvolvimento de atividades de ensino e formação, promovendo a capacidade técnica dos profissionais de saúde; (ii) realização e assessoria da produção de estudos e pesquisas; (iii) atuação como colaborador na área de monitoramento, avaliação e processos de gestão para organizações de saúde; (iv) desenvolvimento de atividades de avaliação institucional; (v) disseminação de conhecimentos no campo da avaliação e da gestão; (vi) desenvolvimento de ações integradas junto a outros grupos de pesquisa do IMIP e de outras instituições de ensino e pesquisa; e (vii) contribuição para a institucionalização das práticas de avaliação, com foco na área de saúde no país.
Público-alvo
Profissionais de nível superior com graduação em Ciências Biológicas, Biomedicina, Educação Física, Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Medicina, Medicina Veterinária, Nutrição, Odontologia, Psicologia, Serviço Social e Terapia Ocupacional.
Objetivos
Formação de pessoal qualificado para o exercício das atividades de ensino, de pesquisa e de planejamento e gestão de serviços, no campo da avaliação em saúde.
O Curso de Mestrado Profissional em Avaliação em Saúde tem como objetivos específicos:
1. Formar mestres em avaliação em saúde com competências e habilidades para realizar trabalho avaliativo, enfatizando sua incorporação à prática institucional nos diversos níveis de atuação.
2. Difundir conhecimentos, métodos, técnicas e instrumentos de trabalho na área de avaliação em saúde.
Linha de Pesquisa
Avaliação das Intervenções de Saúde
Esta linha de pesquisa visa apoiar as políticas nacionais de saúde, orientadas por resultados, que geram uma necessidade crescente para a qualificação de investigadores/avaliadores com as competências básicas requeridas para responderem a esta demanda. Seu principal objetivo é, portanto, apropriar os diferentes tipos de avaliação às diversas áreas de ação e especificidades dos programas e serviços de saúde. As abordagens metodológicas priorizadas se orientam por um enfoque participativo, a contextualização das ações programáticas, a validade interna e externa dos dispositivos de investigação (modelagem teórica, desenho dos estudos, observações e medidas) que garantam e documentem a qualidade e a utilidade de seus produtos através dos padrões de meta-avaliação, articulando a incorporação do conhecimento às inovações e práticas profissionais dessas intervenções.
Disciplinas
Disciplinas Obrigatórias:
1. Políticas, Programas e Gestão em Saúde (60h; 04 créditos)
3. Seminários de Elaboração de Projetos de Pesquisa (75h; 05 créditos)
Disciplinas Optativas:
1. Métodos Epidemiológicos Aplicados à Avaliação de Programas de Saúde (45h; 03 créditos)
2. Métodos de Pesquisa Qualitativa (45h; 03 créditos)
3. Informação em Saúde (45h; 03 créditos)
4. Avaliação em Saúde no Contexto da Pandemia de COVID- 19 (30h; 02 créditos)
5. Avaliação em Saúde II: Análise de Implantação de Programas e Serviços de Saúde (45h; 03 créditos)
6. Avaliação em Saúde III: Avaliação de Efetividade (45h; 03 créditos)
7. Avaliação em Saúde IV: Avaliações Tecnológicas nas Práticas Assistenciais (45h; 03 créditos)
8. Avaliação em Saúde V: Comunicação de Resultados e Meta-avaliação (45h; 03 créditos)
9. Avaliação da Promoção da Saúde (45h; 03 créditos)
10. Metodologia Científica e a Construção do Conhecimento (45h; 03 créditos)
11. Informática Aplicada à Saúde (30h; 02 créditos)
12. Oficina de Elaboração de Artigos Científicos (30h; 02 créditos)
13. Pesquisa Bibliográfica em Saúde: Recuperação, Normalização e Submissão de Estudos (45h; 03 créditos)
Docentes
Docentes Permanentes
Juliana Martins Barbosa da Silva Costa
Lygia Carmen de Moraes Vanderlei
Marina Ferreira de Medeiros Mendes
Docentes Colaboradores
Documentos
Relação de Documentos do Curso
Clique nos itens abaixo para download do respectivo PDF
Estrutura Curricular
O Mestrado Profissional apresenta formato modular (um módulo a cada mês), tendo um mínimo de 90 créditos (1 crédito teórico ou prático equivale a 15 horas), dos quais 16 créditos correspondem às disciplinas/módulos obrigatórios, 45 créditos para os momentos não presenciais (dispersão entre os módulos), 20 créditos para a dissertação e 09 créditos para disciplinas eletivas e/ou tarefas/estudos especiais, desde que autorizados pelo Colegiado do Curso. No total, o curso possui uma carga horária mínima de 1.350 horas.
Obtenção do Título
A obtenção do título de Mestre em Avaliação em Saúde se dará com o cumprimento de uma carga horária mínima de 1.350 horas, com duração de 18 (dezoito) meses, obtendo no mínimo 90 créditos, sendo assim distribuídos:
- 16 créditos: Disciplinas/módulos obrigatórios
- 09 créditos: Disciplinas optativas e/ou tarefas/estudos especiais, desde que autorizados pelo Colegiado do Programa
- 45 créditos: Momentos não presenciais (dispersão entre os módulos)
- 20 créditos: Preparo e defesa da dissertação
A Defesa da dissertação só poderá ser realizada após a conclusão dos créditos relacionados às disciplinas/módulos obrigatórios (16 créditos), às disciplinas optativas e/ou tarefas/estudos especiais (09 créditos) e aos momentos não presenciais (dispersão entre os módulos – 45 créditos).
Contato
- Secretária Acadêmica: Cristina Alouche
- Telefone: (81) 2122.4122
- Horário de atendimento: De 8h às 12h e 14h às 16:h