Formação de profissionais para atuarem com ensino, pesquisa, planejamento e gestão de serviços, no campo da avaliação em saúde
Mestrado Profissional em Avaliação em Saúde
O Programa de Pós-Graduação em Avaliação em Saúde do IMIP, reconhecido com conceito 5 pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), foi aprovado pela Capes em 2009 e iniciado o 1º ano letivo em maio de 2010 com o Curso de Mestrado Profissional em Avaliação em Saúde. O curso possui entrada de nova turma a cada dois anos.
O contexto institucional para o desenvolvimento e consolidação do Programa no IMIP é favorável. O IMIP possui o Grupo de Estudos de Gestão e Avaliação em Saúde (GEAS), cadastrado no Diretório de Grupos de Pesquisa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) desde 1999. Este grupo representa um campo de pesquisa e formação na área de avaliação em saúde, sendo composto por pesquisadores doutores, mestres e especialistas que integram o corpo docente permanente e colaborador do Programa de Pós-Graduação em Avaliação em Saúde.
O GEAS atua no desenvolvimento teórico e prático do campo da avaliação em saúde. Desenvolve suas atividades em parceria com instituições nacionais e internacionais, tendo as seguintes áreas de atuação: (i) desenvolvimento de atividades de ensino e formação, promovendo a capacidade técnica dos profissionais de saúde; (ii) realização e assessoria da produção de estudos e pesquisas; (iii) atuação como colaborador na área de monitoramento, avaliação e processos de gestão para organizações de saúde; (iv) desenvolvimento de atividades de avaliação institucional; (v) disseminação de conhecimentos no campo da avaliação e da gestão; (vi) desenvolvimento de ações integradas junto a outros grupos de pesquisa do IMIP e de outras instituições de ensino e pesquisa; e (vii) contribuição para a institucionalização das práticas de avaliação, com foco na área de saúde no país.
-
Público-alvo
Profissionais de nível superior com graduação em Ciências Biológicas, Biomedicina, Educação Física, Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Medicina, Medicina Veterinária, Nutrição, Odontologia, Psicologia, Serviço Social e Terapia Ocupacional.
-
Objetivos
Formação de pessoal qualificado para o exercício das atividades de ensino, de pesquisa e de planejamento e gestão de serviços, no campo da avaliação em saúde.
O Curso de Mestrado Profissional em Avaliação em Saúde tem como objetivos específicos:
1. Formar mestres em avaliação em saúde com competências e habilidades para realizar trabalho avaliativo, enfatizando sua incorporação à prática institucional nos diversos níveis de atuação.
2. Difundir conhecimentos, métodos, técnicas e instrumentos de trabalho na área de avaliação em saúde.
-
Linha de Pesquisa
Avaliação das Intervenções de Saúde
Esta linha de pesquisa visa apoiar as políticas nacionais de saúde, orientadas por resultados, que geram uma necessidade crescente para a qualificação de investigadores/avaliadores com as competências básicas requeridas para responderem a esta demanda. Seu principal objetivo é, portanto, apropriar os diferentes tipos de avaliação às diversas áreas de ação e especificidades dos programas e serviços de saúde. As abordagens metodológicas priorizadas se orientam por um enfoque participativo, a contextualização das ações programáticas, a validade interna e externa dos dispositivos de investigação (modelagem teórica, desenho dos estudos, observações e medidas) que garantam e documentem a qualidade e a utilidade de seus produtos através dos padrões de meta-avaliação, articulando a incorporação do conhecimento às inovações e práticas profissionais dessas intervenções.
-
Disciplinas
Disciplinas Obrigatórias:
1. Políticas, Programas e Gestão em Saúde (60h; 04 créditos)
3. Seminários de Elaboração de Projetos de Pesquisa (75h; 05 créditos)
Disciplinas Optativas:
1. Métodos Epidemiológicos Aplicados à Avaliação de Programas de Saúde (45h; 03 créditos)
2. Métodos de Pesquisa Qualitativa (45h; 03 créditos)
3. Informação em Saúde (45h; 03 créditos)
4. Avaliação em Saúde no Contexto da Pandemia de COVID- 19 (30h; 02 créditos)
5. Avaliação em Saúde II: Análise de Implantação de Programas e Serviços de Saúde (45h; 03 créditos)
6. Avaliação em Saúde III: Avaliação de Efetividade (45h; 03 créditos)
7. Avaliação em Saúde IV: Avaliações Tecnológicas nas Práticas Assistenciais (45h; 03 créditos)
8. Avaliação em Saúde V: Comunicação de Resultados e Meta-avaliação (45h; 03 créditos)
9. Avaliação da Promoção da Saúde (45h; 03 créditos)
10. Metodologia Científica e a Construção do Conhecimento (45h; 03 créditos)
11. Informática Aplicada à Saúde (30h; 02 créditos)
12. Oficina de Elaboração de Artigos Científicos (30h; 02 créditos)
13. Pesquisa Bibliográfica em Saúde: Recuperação, Normalização e Submissão de Estudos (45h; 03 créditos)
-
Docentes
Docentes Permanentes
Juliana Martins Barbosa da Silva Costa
Lygia Carmen de Moraes Vanderlei
Marina Ferreira de Medeiros Mendes
Docentes Colaboradores
-
Documentos
Relação de Documentos do Curso
Clique nos itens abaixo para download do respectivo PDF
-
Estrutura Curricular
O Mestrado Profissional apresenta formato modular (um módulo a cada mês), tendo um mínimo de 90 créditos (1 crédito teórico ou prático equivale a 15 horas), dos quais 16 créditos correspondem às disciplinas/módulos obrigatórios, 45 créditos para os momentos não presenciais (dispersão entre os módulos), 20 créditos para a dissertação e 09 créditos para disciplinas eletivas e/ou tarefas/estudos especiais, desde que autorizados pelo Colegiado do Curso. No total, o curso possui uma carga horária mínima de 1.350 horas.
-
Obtenção do Título
A obtenção do título de Mestre em Avaliação em Saúde se dará com o cumprimento de uma carga horária mínima de 1.350 horas, com duração de 18 (dezoito) meses, obtendo no mínimo 90 créditos, sendo assim distribuídos:
- 16 créditos: Disciplinas/módulos obrigatórios
- 09 créditos: Disciplinas optativas e/ou tarefas/estudos especiais, desde que autorizados pelo Colegiado do Programa
- 45 créditos: Momentos não presenciais (dispersão entre os módulos)
- 20 créditos: Preparo e defesa da dissertação
A Defesa da dissertação só poderá ser realizada após a conclusão dos créditos relacionados às disciplinas/módulos obrigatórios (16 créditos), às disciplinas optativas e/ou tarefas/estudos especiais (09 créditos) e aos momentos não presenciais (dispersão entre os módulos – 45 créditos).
Contato
- Secretária Acadêmica: Cristina Alouche
- Telefone: (81) 2122.4122
- Horário de atendimento: De 8h às 12h e 14h às 16:h