Formação de profissionais de saúde em Cuidados Intensivos, aptos a atuarem nas áreas de assistência, docência e pesquisa

Mestrado Profissional em Cuidados Intensivos

O Programa de Pós-graduação stricto sensu de Mestrado Profissional em Cuidados Intensivos é integrado ao programa de residência do Instituto de Medicina Integral Prof. Fernando Figueira (IMIP), foi criado em 2011 e possui conceito 3 pela CAPES. Tem cunho multiprofissional, matriz curricular voltada para aspectos importantes dos cuidados intensivos, inovadora, baseada em metodologia ativa, aprendizagem baseada em problemas e ajusta horários da residência e necessidades inerentes ao mestrando-residente.

Trata-se de um programa stricto sensu de que tem como missão “formar profissionais da saúde com sólidos conhecimentos em Cuidados Intensivos, aptos para ocuparem funções de docência e integrarem equipes assistenciais e de pesquisa científica e tecnológica. Com visão crítica, disrruptiva e transformadora da realidade loco-regional”.

Recentes atualizações foram realizadas nas linhas de pesquisa e grade curricular para serem capazes de dar substratos aos estudos atuais conduzidos e os novos projetos mais voltados para as áreas de inovação, gestão e tecnologia nos cuidados intensivos.

  • Público-alvo

    Residentes do IMIP matriculados no Instituto de Medicina Integral Prof. Fernando Figueira – IMIP (sede) e Preceptores de Residência ativos e participantes dos colegiados das respectivas residências.

  • Objetivos

    O Programa de Mestrado Profissional em Cuidados Intensivos tem por objetivo capacitar os mestrandos para desempenho de suas ações técnico-científicas com qualidade, habilitando-os para o exercício da prática profissional avançada, transformadora, da docência com métodos de aprendizagem ativa e capazes de usar a inovação tecnológica para atender demandas sociais e específicas para o desenvolvimento locorregional e nacional.

    Com isso, pretende-se formar profissionais com competências e habilidades para:

    transmitir conhecimentos, avaliando o processo de ensino-aprendizagem de forma continuada e permanente, incluindo a comunicação e educação de estudantes, pacientes, familiares e equipe interdisciplinar;

    produzir conhecimentos e tecnologias inovadoras (pesquisa) a partir da análise crítica das situações-problema, identificando oportunidades e desenvolvendo projetos de pesquisa clínica, epidemiológica, e ou translacional, além de soluções tecnológicas inovadoras e disrruptivas;

    exercer uma gestão com qualidade tornando-se capaz de aperfeiçoar, monitorar e analisar os indicadores de qualidade e de eficiência bem como analisar de forma técnica e ampla o custo-benefício e custo-efetividade das novas tecnologias e sua aplicação em cuidados intensivos.

  • Áreas de Concentração e Linhas de Pesquisas

    Área de Concentração – Cuidados Intensivos em Saúde

    Descrição: abrange estudos epidemiológicos, clínicos, translacionais e de prevenção de agravos em cuidados intensivos em todas as fases do ciclo vital de modo interdisciplinar. Além disso, pretende dar ênfase a estudos em gestão, inovação e desenvolvimento de tecnologias e formação de recursos humanos capazes de enfrentar problemas regionais relacionados aos cuidados intensivos.

    Linhas de pesquisa:

    1 – Cuidados intensivos no ciclo vital

    Descrição: envolve os estudos dos processos de prevenção, avaliação e intervenção em cuidados intensivos do nascer ao envelhecer centrado no paciente e suas famílias.

    2 – Estudos clínicos, translacionais, epidemiológicos e de prevenção de agravos

    Descrição: abrange estudos clínicos, translacionais, epidemiológicos e de prevenção de agravos em cuidados intensivos.

    3 – Estudos de gestão, inovação e avaliação interdisciplinar em cuidados intensivos

    Descrição: abrange estudos de gestão, inovação e avaliação interdisciplinar em cuidados intensivos envolvendo as condições de saúde das pessoas, de serviços e programas de saúde. Envolverá ainda a análise de novas tecnologias em saúde.

  • Estrutura Curricular

    O Mestrado Profissional terá um mínimo de 33 créditos, dos quais 18 correspondem aos módulos e laboratórios obrigatórios e 15 créditos serão para o preparo e defesa do trabalho de conclusão do mestrado que deverá ser objeto de publicação. No total o curso terá uma carga horária mínima de 495 horas (01 crédito teórico ou prático equivale a 15 horas). A flexibilidade do aprendizado (aprendizado informal e não planejado) será estimulada através da realização de 04 (quatro) créditos que correspondem aos módulos opcionais na rede de intercambio institucional e à participação em eventos científicos.

  • Documentos

  • Disciplinas

    As atividades do Mestrado são ofertadas através do método de Aprendizado Baseado em Problema (ABP) que é desenvolvido através de módulos tutoriais e laboratórios (disciplinas obrigatórias) que estão distribuídos da seguinte maneira:

    Módulo 1. O marco conceitual em cuidados intensivos – (Carga horária 15h – Crédito 01)

    Módulo 2. Inovação em Pesquisa na área da saúde – (Carga horária 15h – Crédito 01)

    Módulo 3. Pesquisa como instrumento de transformação – (Carga horária 30h – Crédito 02)

    MÓDULOS LABORATORIAIS

    Módulo 1. Práticas Inovadoras em Docência – (Carga horária 30h – Crédito 02)

    Módulo 2. Elaboração de Produtos técnico-científicos – (Carga horária 30h – Crédito 02)

    Módulo 3. Elaboração de projeto de pesquisa – (Carga horária 30h – Crédito 02)

    Módulo 4. Laboratório de ferramentas de inovações tecnológica – (Carga horária 30h – Crédito 02)

    Módulo 5. Bioestatística – (Carga horária 30h- Crédito 02)

    Módulo 6. Seminário Estruturado de pesquisa – (Carga horária 30h – Crédito 02)

    Além disso, o mestrando poderá diversas disciplinas optativas oferecidas pelo programa de pós-graduação strictu sensu do IMIP que podem contribuir para os discentes de acordo com seus interesses e linha de pesquisa.

    DISCIPLINAS OPTATIVAS

    São ofertadas anualmente uma série de disciplinas optativas/eletivas devidamente alinhadas com as áreas de concentração e linhas de pesquisa do Programa com conteúdos atualizados conforme as demandas atuais no campo da Saúde Integral. São elas:

    – Avaliação da promoção em saúde

    – Avaliação de programas e serviços de saúde

    – Avaliação das intervenções em saúde

    – Avaliação em saúde III: avaliação de efetividade

    – Bases celulares e moleculares da imunidade

    – Bases celulares e moleculares da inflamação

    – Bases da biologia molecular e celular

    – Bioestatística I

    – Bioestatística II

    – Captação de recursos e gestão de projetos

    – Covid-19 e gravidez

    – Delineamento e metodologia da Pesquisa Clinica

    – Didática do ensino superior

    – Epi info básico

    – Epi info avançado

    – Epidemiologia geral

    – Estudo da microcirculação – aspectos clínicos e experimentais

    – Ética em pesquisa/bioética

    – Imunologia básica

    – Informática aplicada à saúde

    – Métodos epidemiológicos aplicados à avaliação de programas de saúde

    – Pesquisa bibliográfica em saúde: recuperação, normalização e submissão de estudos

    – Pesquisa em bases de dados e gestão bibliográfica

    – Pesquisa qualitativa

    – Pesquisa translacional em imunologia

    – Políticas públicas de saúde

    – Redação do artigo científico

    – Revisão sistemática e meta-análise

    – Saúde baseada em evidências

    – Saúde perinatal

    – Tópicos avançados de imunologia

    – Tópicos avançados em epidemiologia em pesquisa translacional

  • Docentes

    Cristiano Berardo Carneiro da Cunha
    Doutor em Saúde Integral pelo Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira – IMIP
    Eduardo Jorge da Fonseca Lima
    Doutor em Saúde Materno Infantil pelo Instituto de Medicina Integral Prof. Fernando Figueira – IMIP, Brasil
    Guilherme Jorge Costa
    Doutor pelo Instituto Nacional de Câncer
    Jurema Telles de Oliveira Lima Sales
    Doutora em Oncologia pelo Instituto Nacional de Câncer/ Instituto de Medicina Integral Prof. Fernando Figueira – IMIP, Brasil.
    Leila Katz
    Doutora em Tocoginecologia pela Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP, Brasil.
    Lígia Cristina Câmara Cunha
    Doutora em Anestesiologia pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo
    Lívia Barboza de Andrade
    Pós-doutora em Ciências Pneumológicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Brasil.
    Maria do Carmo Menezes Bezerra Duarte
    Doutora em Saúde Materno Infantil pelo Instituto de Medicina Integral Prof. Fernando Figueira – IMIP, Brasil.
    Maria Júlia Gonçalves de Mello
    Doutora em Medicina Tropical pelo Centro de Ciências da Saúde da Universidade Federal de Pernambuco – UFPE, Brasil.
    Melania Maria Ramos de Amorim
    Pós-doutora pela Universidade Estadual de Campinas, Brasil. Pós-doutora pela Organização Mundial de Saúde (OMS) em Genebra, Suiça.
    Murilo Carlos Amorim de Brito
    Doutor em Saúde Pública pela Fundação Oswaldo Cruz, PE, Brasil
    Rodrigo Melo Galindo
    Doutor em Medicina (Clínica Cirúrgica, Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto – USP – SP
    Suzana Lins da Silva
    Doutora em Saúde Materno Infantil pelo Instituto de Medicina Integral Prof. Fernando Figueira – IMIP, Brasil.

    DOCENTES COLABORADORES
    Patrícia Gomes de Matos Bezerra
    Doutora em Saúde Materno Infantil pelo Instituto de Medicina Integral Prof. Fernando Figueira – IMIP, Brasil.
    Suely Arruda Vidal
    Doutora em Saúde Materno Infantil pelo Instituto de Medicina Integral Prof. Fernando Figueira – IMIP, Brasil
    Leuridan Cavalcante Torres
    Pós-Doutora em Biologia Celular e Molecular pela Faculdade de Medicina da USP pela Universidade de São Paulo, Brasil

  • Obtenção do Título

    O prazo para a conclusão do Curso de Mestrado é de 12 meses. É condição para obtenção do diploma o cumprimento de todas as exigências estabelecidas no regimento do Programa de Pós-Graduação stricto sensu, Mestrado profissional em Cuidados Intensivos associado à Residência em Saúde do IMIP.

  • Processo seletivo

  • Seleção

    São oferecidas anualmente, 10 (dez) vagas para o Curso de Mestrado Profissional em Cuidados Intensivos disponibilizadas através de edital público. Sendo 8 (oito) vagas para residentes e 2 (duas) vagas para preceptores dos programas de residência. O concurso conta com as seguintes etapas:

    1º) Prova de compreensão da língua inglesa – caráter eliminatório

    A prova de compreensão de língua inglesa é escrita, tem duração de duas horas e consta da leitura de um texto em inglês com perguntas que deverão ser respondidas em português. Será permitido consulta a dicionário impresso. As notas da avaliação terão valor de zero a dez e a nota mínima exigida para aprovação será 06 (seis). Nenhum candidato será dispensado da prova de inglês.

    Divulgado o resultado da primeira etapa da prova de Compreensão de Língua Inglesa – Mestrado Profissional em Cuidados Intensivos – Turma 2024. Confira:

    RESULTADO PRIMEIRA ETAPA_PROVA DE INGLÊS_MESTRADO EM CUIDADOS INTENSIVOS

    As etapas descritas a seguir são apenas para os aprovados nas provas de conhecimento específico/inglês:

    2º) Proposta de projeto – Peso 4

    A proposta de projeto deverá ser entregue no ato da inscrição. Na avaliação do projeto serão levados em consideração os seguintes itens: a) exeqüibilidade da pesquisa; b) Importância do tema; c) Originalidade do Projeto; e d) coerência com a linha de pesquisa do programa. A proposta de projeto deverá ser elaborada de acordo com orientações do edital

    3º) Entrevista – Peso 4

    Entrevista (2 membros): supervisores e docentes do Programa. A entrevista terá por objetivo conhecer a história profissional do candidato, a razão de interesse pelo mestrado e pela linha de pesquisa do IMIP escolhida, bem como pela disponibilidade de tempo para cumprimento das atividades.

    4º) Análise de Currículo Lattes – Peso 2

    Na avaliação do Currículo Lattes a Comissão Examinadora revisará o formulário preparado segundo os “critérios para avaliação de currículos” estabelecidos pela Pós-Graduação stricto sensu do IMIP preenchido e os documentos comprobatórios apresentados. O candidato com maior pontuação no currículo obterá nota máxima, tendo os demais candidatos suas notas calculadas por proporcionalidade.

  • Infraestrutura

    Os Programas de Pós-Graduação do IMIP dispõem de um prédio de dois pavimentos com 476 m2 de área total com 8 (oito) salas de aula (30 lugares/sala com equipamentos audiovisuais e com acesso à internet), uma sala para os docentes com uma mesa para reunião e computador com internet, uma copa, 2 (dois) sanitários e área de circulação.

    Laboratório de Informática: Sala de 70 m² com 18 computadores ligados à internet e equipados com programas de edição de texto, planilhas eletrônicas e pacotes estatísticos para análise de dados das pesquisas; como os “softwares” específicos “EPI-INFO”, “Statistics” e “SPSS”. O laboratório conta com equipamento de projeção de multimídia. Laboratório de Telessaúde: 2 Salas de 55 m2 com capacidade para 30 pessoas, equipada com aparelhagem para transmissão e recepção de áudio e imagem.

    Os estudantes contam com os produtos e serviços oferecidos pela Biblioteca Ana Bove, Trata-se de uma biblioteca especializada em saúde com a missão de dar suporte e oferecer serviços informacionais aos estudantes dos cursos vinculados ao IMIP (graduação e pós-graduação), bem como os profissionais que integram todos os setores da instituição.

    Além disso, o IMIP possui para o ensino, oito auditórios. Destacamos o “Espaço Ciência e Cultura”, espaço utilizado para a realização de congressos, convenções, conferências e eventos culturais e artísticos. Esse auditório tem capacidade para 720 pessoas. É climatizado e dotado de moderno sistema acústico de áudio e vídeo. No total, o IMIP dispõe de 1.360 lugares entre auditórios e salas para acomodar os estudantes.

    Vale destacar que o IMIP possui uma sala especial e equipada para as defesas de tese da instituição, a “Sala de defesa de tese Prof. G. J. Ebrahim” comportando até 80 pessoas.

    Destacamos ainda, o complexo hospitalar do IMIP e seus diversos laboratórios que servem de campo de pesquisa para a Pós-graduação. A instituição possui ainda uma diretoria de pesquisa, um centro de pesquisa clínica, um laboratório de pesquisa translacional e biobanco, um Comitê de Ética em Pesquisa com Seres Humanos, o Núcleo de Telessaúde Do IMIP (NTES/IMIP), página de internet da pós-graduação e repositório institucional, acesso a REDCap e ao periódicos CAPES e uma série de projetos de pesquisa e cooperações interinstitucionais dos docentes Permanentes da Pós-graduação, que recebem financiamento de órgãos de fomento governamentais (FAPs, CNPq, FACEPE) e internacionais.

  • Impacto do programa

    O Programa vem, ao longo dos anos, contribuindo com a produção de conhecimentos acerca de importantes e variados aspectos que envolvem os cuidados intensivos, tanto no que se refere a seus fatores biológicos, epidemiológicos e de intervenção, com caráter cada vez mais interdisciplinar beneficiando os serviços de saúde e a formação de pessoas.

    Por sua natureza, é voltado à qualificação de profissionais que se encontram em atividade em diversos pontos do Sistema Único de Saúde (SUS), oferecendo suporte teórico, metodológico e instrumental, potencialmente qualificador das ações desenvolvidas no dia a dia das práticas nos serviços e instâncias voltadas para educação e pesquisa.

    Nesse sentido, a produção intelectual do Programa tem alcançado uma abrangência que além de contribuir com o conhecimento produzido no âmbito do SUS, proporciona aos seus integrantes – docentes, discentes, colaboradores e egressos – a incorporação continuada desse conhecimento e o aprimoramento do processo de formação em saúde e educação propostos.

    Por fim, destaca-se a forte atuação do Programa na área do COVID-19, impactando diretamente na assistência aos pacientes e na produção técnica e científica na área.

  • Intercâmbio

    O programa de pós-graduação stricto sensu em Cuidados Intensivos do IMIP mantém intercâmbios internacionais e nacionais de ensino e pesquisa que visam o desenvolvimento de atividades conjuntas e sistemáticas de produção de conhecimento.

    – Intercâmbios Internacionais

    – Intercâmbios Nacionais

  • Egressos

    O mestrado profissional tem o compromisso de formar um egresso com domínio amplo de conhecimentos na área de assistência, gestão e pesquisa em cuidados intensivos, com possibilidade de atuação no ensino, no desenvolvimento técnico-científico e na produção científica, tendo em vista a capacidade de análise e intervenção na área de concentração do Programa. Tem uma responsabilidade que vai além das fronteiras de Pernambuco, sendo responsável pela formação de profissionais especialmente das regiões nordeste e norte do Brasil.

    Espera-se que ao concluir o mestrado, nosso egresso terá adquirido habilidades para realizar pesquisas em áreas específicas dos cuidados intensivos em todo ciclo vital e possa atuar na docência com habilidade e competência contribuindo para formação de recursos humanos de qualidade em nossa região.

    LINKS IMPORTANTES

    • Regimento interno do Programa

    • Guia de Planejamento estratégico da Pós-graduação stricto sensu do IMIP

    • Projeto de Autoavaliação da Pós-graduação stricto sensu do IMIP

  • Solidariedade e Nucleação

    A qualificação e a produtividade do corpo docente, certamente, são os elementos que contribuem, sobremaneira, para a qualidade do Programa, e estes docentes estão comprometidos com a realização de atividades além das fronteiras da pós-graduação.

    Indicadores de Solidariedade e Nucleação

    1. Formação de recursos humanos de qualidade em diversas áreas da saúde com indução de conhecimento transformador para região nordeste;

    2. Formação de recursos humanos qualificados em gestão e avaliação em Cuidados Intensivos;

    2.1. Participação de docentes em curso de Gestão, com o objetivo de estimular o Docente a desenvolver competências e habilidades para a gestão de Serviços ou Instituições de Saúde.

    3. O programa colabora com outros programas de pós-graduação brasileiros, através de pesquisadores do seu núcleo docente.

  • Inserção Social

    Inserção social do programa é inegável e vem sendo ampliada cada vez mais, podendo ser avaliada através da:

    1. Formação de recursos humanos de qualidade em diversas áreas da saúde com indução de conhecimento transformador para região nordeste;

    2. Formação de recursos humanos qualificados em gestão e avaliação;

    3. Formação de recursos humanos qualificados para atuar nas atividades de Matriciamento das Residências de Pediatria e multiprofissionais nos estados do Rio Grande do Norte, Maranhão e Bahia que o IMIP participa como Instituição promotora.

    4. Colaboração com outros programas de pós-graduação brasileiros, através de pesquisadores do seu núcleo docente

    Visando ainda uma maior inserção social do Programa, são oferecidas vagas do Mestrado em Cuidados Intensivos para candidatos residentes oriundos de países africanos de língua portuguesa. Pode-se observar nos egressos do nosso programa que a formação de recursos humanos de qualidade, tem acrescentado um número significativo de egressos como docentes na Faculdade Pernambucana de Saúde e em outras Faculdades no estado de Pernambuco e estados da região Nordeste evidenciando o potencial desta modalidade de programa de mestrado profissional associado à residência de saúde também para esta finalidade.

  • Internacionalização

    Esse Programa de Pós-graduação também está voltado para a internacionalização do ensino superior e da pesquisa, fenômeno que se dá em escala global desde as últimas duas décadas e tem sido cada vez mais estimulada por agências de fomento no País. A preocupação do IMIP com sua projeção e inserção institucionais em âmbito internacional fez com que o a Instituição incorporasse esse propósito como meta de desenvolvimento adotando parcerias com Institutos de pesquisa e pesquisadores internacionais, estimulando a participação de docentes e discentes com objetivo de estimular e criar cada vez mais parcerias internacionais.

    É importante ressaltar, entretanto, as peculiaridades de um programa de mestrado profissional onde a grande maioria dos discentes estão em um programa de residência em saúde, com carga horária obrigatória de 60 h semanas e padronização própria de atividades, há limitações nas possibilidades de internacionalização de longa duração, porém estudantes continuam a serem estimulados a esta atividade de diversas formas.

    O programa estimula a realização de estágios de curta duração, principalmente no que chamamos de rodízio opcional. Além disso, outras atividades mais curtas como participações em eventos, apresentações de trabalhos, artigos e desenvolvimento de trabalhos em EAD e conjuntos tem sido desenvolvida e estimulada fortemente junto a órgãos e institutos internacionais.

  • Equipe

    Coordenadora: Suzana Lins da Silva
    Secretária Executiva: Ana Telma Araripe (ana.araripe@imip.org.br)
    Secretária Acadêmica: Cristina Allouche (mestrado@imip.org.br)
    Secretária Acadêmica: Patrícia Serafim (doutorado@imip.org.br)

Contato

  • Secretária Acadêmica: Cristina Alouche
  • E-mail: mestrado@imip.org.br
  • Secretária Acadêmica: Patrícia Serafim
  • E-mail: doutorado@imip.org.br
  • Telefone: (81) 2122.4122 - (81) 2122.4155
  • Horário de atendimento: Das 08h às 12h e 14h às 16h