Ciência em pauta no IMIP: Defesa de Tese do Doutorado em Saúde Integral avalia a importância da atividade física com relação à imunidade no enfrentamento da COVID-19

Ciência em pauta no IMIP: Defesa de Tese do Doutorado em Saúde Integral avalia a importância da atividade física com relação à imunidade no enfrentamento da COVID-19
Para você que atua na área da saúde e busca aprofundar seus conhecimentos na carência de vitamina D e as suas várias funções no sistema imunológico, que pode favorecer formas mais graves de COVID-19.
O Programa de Pós-Graduação stricto sensu em Saúde Integral do IMIP convida toda a comunidade acadêmica, científica e os profissionais de saúde para a defesa pública da tese de doutorado do pesquisador Fortunato José Amaral Cardoso Neto, que verificou a associação entre o nível de atividade física e a evolução para formas graves de COVID-19.
Título da Tese
INFLUÊNCIA DO PADRÃO DE ATIVIDADE FÍSICA E DO NÍVEL SÉRICO DE VITAMINA D NA PNEUMONIA SEVERA DO COVID-19 – ESTUDO CASO-CONTROLE
Data: 18 de dezembro de 2025
Horário: 14h
Local: Sala de Defesa de Tese do IMIP
Sobre a pesquisa
A atividade física tem uma importante ação sobre a imunidade e isso é relevante no enfrentamento da pandemia. Atividade física reduz o estado inflamatório e como se sabe, a exacerbação da resposta inflamatória na infecção pelo SARS-CoV-2, desempenha um papel crucial na gravidade da COVID-19.
Estudo caso-controle multicêntrico avaliou 614 pacientes e identificou que baixa atividade física e níveis insuficientes de vitamina D aumentam o risco de SRAG por COVID-19. Ambos fatores mostraram associação independente com gravidade e necessidade de UTI.
O estudo foi desenvolvido no Instituto de Medicina Integral Prof. Fernando Figueira (IMIP), Recife, PE, e no Hospital Dom Malan (HDM), Petrolina, PE. Os dois hospitais, no pico da pandemia, foram referências na assistência de pacientes com COVID-19 no estado de Pernambuco.
Sobre os pesquisadores
A tese é orientada pelo Prof. Dr. João Guilherme Bezerra Alves, médico pediatra, doutor em Medicina pela Universidade Federal de Pernambuco – UFPE. Atualmente é coordenador do Programa de Pós-Graduação stricto sensu em Saúde Integral do IMIP.
A coorientação é do Prof. Dr. Jose Roberto da Silva Junior, fisioterapeuta, doutor em em Saúde Materno Infantil pelo Instituto de Medicina Integral Prof. Fernando Figueira – IMIP. Atualmente é coordenador geral do Programa de Pós-Graduação stricto sensu em Saúde Integral do IMIP e Coordenador do Mestrado Profissional em educação para o ensino na área de saúde da Faculdade Pernambucana de Saúde – FPS.
O doutorando Fortunato José Amaral Cardoso Neto é médico, gastroenterologista do Instituto Materno Infantil de Pernambuco e Coordenador da Unidade de Internação Adulto do Hospital Esperança Olinda, assim como faz parte do corpo médico da Gastroenterologia/Hepatologia do Hospital Esperança Olinda
Convite
Sua presença é fundamental para fortalecer o debate científico e contribuir com a disseminação do conhecimento sobre práticas inovadoras em cuidados intensivos pediátricos.
Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Saúde Integral – IMIP Formando pesquisadores comprometidos com a transformação social e o cuidado em saúde.


