Agosto Dourado: Revista The Lancet destaca luta do pediatra Fernando Figueira na proteção ao aleitamento materno 

Agosto Dourado: Revista The Lancet destaca luta do pediatra Fernando Figueira na proteção ao aleitamento materno 

Agosto Dourado: Revista The Lancet destaca luta do pediatra Fernando Figueira na proteção ao aleitamento materno 

Por Isis Lima
Compartilhe:

Se hoje diversos setores da sociedade abraçam o aleitamento materno como um ato essencial para o desenvolvimento saudável dos bebês, o trabalho do pediatra Fernando Figueira, fundador do IMIP, foi imprescindível nesta trajetória. Neste mês em que se comemora o Agosto Dourado, campanha que visa conscientizar a população sobre o tema, a revista The Lancet publicou uma carta aos leitores escrita pelos pesquisadores do IMIP destacando a luta do médico na proteção da amamentação.   

A carta foi assinada pelos pediatras do IMIP João Guilherme Alves e Vilneide Braga Serva, e com coautoria do Superintendente de Ensino e Pesquisa da Instituição, Fernando Augusto Figueira. Ela é uma resposta à publicação feita pela revista científica, em 2023, revelando o impacto negativo na amamentação de ações comerciais desenvolvidas pelas fabricantes de fórmulas lácteas e que têm como alvos profissionais de saúde, pais e formuladores de políticas.    

“É com grande emoção que vimos a aceitação e publicação da carta aos leitores escrita ao IMIP em resposta à publicação da série de amamentação do The Lancet 2023. Essa série fala sobre a proteção do aleitamento materno e ninguém melhor do que o professor Fernando Figueira para ser referenciado sobre o assunto. Ele foi um pioneiro nesta luta, que é uma ação de saúde que tem importância cabal para a criança”, destaca Vilneide Braga Serva, que é coordenadora do Banco do Leite do Instituto. 

Na carta, os pesquisadores do IMIP lembram o empenho do médico pernambucano na garantia do aleitamento materno integral, proibindo a distribuição de leite em pó e mamadeiras nas maternidades, prática comum na época que provocava o desmame precoce dos bebês. “Com essa atitude, as sementes de programas de incentivo ao aleitamento materno foram plantadas no Brasil e serviram de exemplo para outros países”, diz a carta.  

O professor também denunciou a relação existente entre a indústria de fórmula e alimentos infantis e as sociedades científicas há cerca de 50 anos, permitindo a realização de estratégias de marketing voltadas para os pediatras, como por exemplo propaganda de produtos disfarçada de informação científica, ignorando a importância do aleitamento materno para o bebê e divulgando informações equivocadas sobre a amamentação. 

“Neste momento em que se comemora o Agosto Dourado, várias ações têm sido feitas para que o IMIP continue estendendo com orgulho a posição de um Hospital Amigo da Criança, que apoia a amamentação. A carta reforça o pioneirismo do fundador do maior hospital infantil, 100% SUS, do Brasil na proteção ao aleitamento materno e no combate a posturas, muitas vezes, antiéticas da indústria alimentícia”, destaca o superintendente Fernando Augusto Figueira.   

Relançamento do livro The Baby Killer   

O professor Fernando Figueira, na década de 1970, traduziu para o português o livro de Mike Muller intitulado “The Baby Killer” (O Matador de Bebês, em tradução para o português). A obra teve impacto mundial por denunciar as consequências da comercialização de fórmulas infantis da gigante alimentícia e da mamadeira, em países do Terceiro Mundo.   

Este mês, dentro das ações do Agosto Dourado do IMIP, a obra será relançada em uma solenidade no dia 30 de agosto, às 10h, na Sala de Defesa de Tese da Instituição.  

“O professor Fernando Figueira editou em 1974 e lançou novamente em 1995, o livro, com a tradução em português, The Baby Killer. Em comemoração a esse mês e ao posicionamento da Instituição, estamos relançando uma nova edição do ‘Matador de Bebês’, inclusive com uma carta de Mike Miller, autor original”, comenta o superintendente.